Fluxo Editorial

Condições para Submissão

A contribuição é original e inédita. O conteúdo dos artigos submetidos para publicação não deve ter sido publicado anteriormente ou simultaneamente submetido a qualquer outro periódico;

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);

As referências utilizadas estão em acordo com regras Vancouver, seguindo padrões internacionais;

As instruções para assegurar Revisão Cega por Pares foram seguidas (Enviar arquivos com e sem identificação);

Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo (Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa);

Os autores devem ter participado da preparação dos artigos, para que possam assumir a responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Para se qualificar como autor, ele deve ter participado da concepção, projeto, análise ou interpretação dos dados, ou ter escrito o artigo ou participado da revisão crítica e aprovação da versão a ser publicada;

A detecção de plágio implica a exclusão imediata do sistema de avaliação;

Autores e autoras leram e concordam com a declaração de direitos autorais.

Entenda o Fluxo Editorial

Ao realizar a submissão o autor concorda com TODAS as condições, mas para prosseguir com a Análise Editorial terá sua submissão avaliada pelo Suporte Editorial [média de 15 dias], a submissão deverá ser composta pelos seguintes documentos:

  • Arquivo Identificado no formato .docs ou similar;
  • Arquivo Não Identificado no formato .docs ou similar;
  • Declaração de Autoria, devidamente assinada por todos os autores, em formato .pdf;
  • Parecer do Comitê de Ética e Pesquisa, caso se aplique, em formato .pdf;
  • Outros [Fotos, anexos, apdêndices, etc];

Após aferição documental o manuscrito é enviado ao Editor Científico [média de 1 mês], onde será avaliado quanto a sua cientificidade e adequação as linhas do periódico. O manuscrito passará por averiguação com software anti-plágio, caso aprovado para avaliação um Editor Executivo será selecionado para acompanhar o processo de revisão por pares [média de 3 meses, variando da disponibilidade dos avaliadores ad hoc]

Feitas as correções necessárias exigidas pelos pareceristas e acompanhadas pelos editores o manuscrito segue para o processo de publicação, onde passa por diagramação e adequação a normativas de publicação internacional. [média de 2 meses]

Sobre a Adequação a Língua Escrita do Manuscrito

Após a aprovação da versão atualizada a partir da revisão dos avaliadores, os autores serão orientados a proceder o fluxo editorial com a tradução para a língua inglesa e revisão de português, profissionais podem ser indicados pela Revista.

Após o recebimento das versões finais, com a declaração do tradutor e revisor de português, os manuscritos irão para a etapa de edição, na qual serão ajustados ao layout e revisão do conteúdo final. 

[Processo de Publicação demora em média 5 meses]

Processo de Revisão

Esse periódico utiliza em seu processo avaliativo a revisão duplo cego, ou seja, os avaliadores não conhecem a identidade um do outro nem dos autores que estão avaliando, anualmente são selecionados apenas  pareceristas ad hoc para comporem banco de dados externo, o banco começou a ser construído em 2020 e está disponibilizado na página do periódico

Esse processo favorece a validação do processo científico, buscam deixar o texto mais rico, de fácil compreensão e sugestivo a aplicações em suas áreas de atuação. Esse processo pretende solidificar a figura do autor e respaldá-lo em sua escrita científica.