Sobre a Revista

A Revista Cadernos ESP foi criada em 2005 pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e oferece acesso aberto e gratuito para a submissão e publicação de artigos. Ela se consolidou como uma referência no campo da Saúde Pública/Coletiva, destacando-se pela interface entre Educação, Tecnologias e Inovação.

A revista divulga a produção científica crítico-reflexiva no campo da Saúde Pública/Coletiva, com periodicidade contínua, disseminando novas abordagens de assistência e tratamento e hospedando produções técnicas relevantes para o debate sobre os desafios em saúde, para estudantes, profissionais, gestores e população em geral.

Ela abrange a produção acadêmica dos diferentes ramos das ciências da saúde, considerando tanto a produção científico-teórica quanto as propostas interventivas e práticas institucionais, conforme sua política editorial.

Missão

A missão da Cadernos ESP é promover a disseminação de conhecimento científico no campo da Saúde Pública/Coletiva, integrando Educação, Tecnologias e Inovação, para informar e inspirar práticas de saúde mais eficazes e equitativas, garantindo acesso aberto a pesquisadores e profissionais de saúde.

Visão

Ser reconhecida como uma referência em publicações científicas, promovendo o avanço da pesquisa na área de Saúde Pública/Coletiva. Destacar-se pela inovação e excelência na integração entre Educação, Tecnologias e Inovação, e influenciar positivamente políticas e práticas de saúde ao redor do mundo.

Valores

  1.  Excelência Científica e Integridade: Compromisso com a qualidade, rigor, ética e transparência na pesquisa científica, garantindo que as publicações sejam precisas, relevantes, baseadas em evidências e mereçam a confiança da comunidade acadêmica.
  2. Inovação e Acesso Aberto: Promoção de ideias e abordagens inovadoras que contribuam para soluções criativas e eficazes, enquanto democratizam o conhecimento através do acesso gratuito a informações científicas para uma audiência global.
  3. Interdisciplinaridade: Valorização da colaboração entre diversas áreas do conhecimento, estimulando a integração de diferentes perspectivas para enriquecer a compreensão e abordagem dos desafios em saúde.
  4. Inclusão e Diversidade: Promoção de uma ampla gama de vozes e experiências no campo da saúde, respeitando e valorizando a diversidade de opiniões, contextos culturais e socioeconômicos.