ACTIVE METHODOLOGY WITH COMPANIONS IN THE PREVENTION OF PRESSURE INJURIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1856

Keywords:

Health education, Pressure injury, Prevention

Abstract

To report an educational strategy carried out with caregivers and family members of hospitalized patients to prevent pressure injuries using active methodology. This is an experience report on the application of an educational strategy regarding pressure injury prevention practices. It was carried out by a nursing academic, stoma therapists and col-laborators from an accredited public hospital in December 2023, being developed in three stages: Guidelines, Active Methodology and Content Synthesis. The participant observation method was used for data analysis. 27 family members, caregivers and companions participated. It was observed that the majority of participants were unaware of the strategies used to prevent injuries and, through educational action, it was possible to train and involve them in patient care, including prevention practices. In this way, collaboration between professionals, family members and patients aims to continuously improve services and the quality of care provided, providing a good experience for the patient.

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Author Biographies

Débora Xavier, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Discente do 10° semestre do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Paraíso – UniFAP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva - NUEPESC (2019-2021). Secretária Executiva da Liga Acadêmica de Enfermagem Especializada em Prevenção e Tratamento do Pé Diabético – LAENPE (2022-2023).

Yterfania Soares Feitosa, Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente Enfermeira Estomaterapeuta do ISGH - Instituto Saúde e Gestão Hospital; Docente do curso de enfermagem na Universidade Paraiso - UNIFAP.

Fernanda Gadelha Severino, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Fisioterapia - UFRN.  MBA em Gestão, Inovação em Serviços de Saúde - PUCRS, Gerente de Ensino e Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH.

Leonice dos Santos Morais, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (2005). Epecialista em Enfermagem Neonatal (2009). Enfermeira há 10 anos no Hospital Regional do Cariri-HRC, passando por áreas assistenciais, serviço de controle de infecção hospitalar e Ensino e pesquisa. Experiência na área de coordenação de equipe de enfermagem, com ênfase em atendimento pediátrico, onde atuou como responsável técnica. Fez diversos cursos e congressos desde 2002. Foi preceptora de estágios de cursos de graduação de duas faculdades na região do Cariri.

Anna Philomena de Alencar Brito Terceiro, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM AMBIENTES HOSPITALARES pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2015) e especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é ASSESSOR TÉCNICO do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Raquel Lucena Nicodemo, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte/CE - Brasil.

Enfermeira, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acompanha, planeja, executa e analisa as ações de Educação Permanente, atuando no setor de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional do Cariri (HRC), Hospital Terciário da Rede Estadual da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), que possui o título de Acreditado com Excelência - Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atua, também, como enfermeira assistencial no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRDTWM), em Mossoró-RN, no Pronto Socorro. É membro da Comissão de Segurança do Paciente - COSEP do Hospital Regional do Cariri (HRC)] 

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiológica - UECE. MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH. Fisioterapeuta UTI Neonatal - MEAC/EBSERH.

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Published

2024-09-13

How to Cite

1.
Xavier D, Feitosa YS, Severino FG, Morais L dos S, Terceiro AP de AB, Nicodemo RL, Alves JSM. ACTIVE METHODOLOGY WITH COMPANIONS IN THE PREVENTION OF PRESSURE INJURIES. Cadernos ESP [Internet]. 2024 Sep. 13 [cited 2024 Sep. 27];18(1):e1856. Available from: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1856

Conference Proceedings Volume

Section

Experience Report, Update And/Or Technological Innovation

Categories

Received 2024-01-26
Accepted 2024-03-10
Published 2024-09-13

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