CIÊNCIA ABERTA E O NOVO MODUS OPERANDI DE COMUNICAR EM SAÚDE

A EXPERIÊNCIA DO ELMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.666

Palavras-chave:

Instituição em pesquisa, Acesso aberto, Covid-19

Resumo

Descrever a experiência de um setor de pesquisa da Escola de Saúde Pública do Ceará na divulgação para sociedade dos dados preliminares do estudo clínico com o uso do capacete Elmo como estratégia de suporte respiratório no combate a Covid-19. Relato de experiência, descrito no mês de agosto de 2021, pelos pesquisadores do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará. O evento ocorreu em novembro de 2021 com a divulgação dos dados da pesquisa. Participaram 1.400 pessoas e 4.500 Views, no canal do youtube da Escola de Saúde Pública. O palestrante foi o principal idealizador da tecnologia. A divulgação dos dados da pesquisa para a sociedade é necessária, sendo iniciativa para aprimorar os processos e desenvolver capacidades para os resultados das pesquisas realizadas na instituição.

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Biografia do Autor

Francisco Jadson Franco Moreira, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicólogo, Mestre em Educação Profissional em Saúde (FIOCRUZ/RJ). Supervisor do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marcelo Alcantara Holanda, Escola de Saúde Pública do Ceará

Médico. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESPCE

Doutorado (2020) e Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (2017) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Enfermagem (2015) e Biologia (2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Técnica em Meio Ambiente (2012) e Especialista em Gestão Ambiental (2014), área de conhecimento: AMBIENTE E SAÚDE pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Foi membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva (PSPEC) e do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde e Enfermagem (LAPRACS) da Universidade Estadual do Ceará (2014-2020). Desde a graduação é membro do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher: uma abordagem transformadora das práticas de enfermagem para a promoção da saúde. Foi bolsista do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/ PET- SAÚDE /MS/MEC, Sobral (CE) de 2011 a 2014. Foi Conselheira de Saúde Titular do Seguimento de Estudantes de Nível Superior na Categoria Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do ano de 2012 a 2015. Foi membro do o Projeto de Extensão: Em Sintonia com a Saúde (S@S) através da Web Rádio AJIR da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX/UECE. Foi membro do Coletivo Jovem Associação dos Jovens do Irajá/AJIR/Biblioteca 21 de Abril. Tem interesse nas áreas: Saúde Coletiva, Cuidado em Saúde por meio das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Adolescência e Juventudes, Saúde da Mulher, Saúde Ambiental e Saúde Sexual e Reprodutiva. Política da Equidade: Saúde da População Negra, População em Situação de Rua e Saúde da População Indígena, Vigilância em Saúde e Epidemiologia.

Letícia Kelly Costa Silva, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marcos Augusto de Paula Santos, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeiro. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

 

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

1.
Franco Moreira FJ, Alcantara Holanda M, Paiva de Abreu LD, Costa Silva LK, de Paula Santos MA. CIÊNCIA ABERTA E O NOVO MODUS OPERANDI DE COMUNICAR EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO ELMO. Cadernos ESP [Internet]. 7º de dezembro de 2021 [citado 20º de abril de 2024];15(2):48-52. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/666
Received 2021-08-25
Accepted 2021-09-14
Published 2021-12-07

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