Perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis congênita em uma maternidade de Fortaleza-CE

Autores

  • Iarlla Silva Ferreira
  • Karla de Abreu Peixoto Moreira
  • Francisca Alice Cunha Rodrigues
  • Jocélia Maria de Oliveira
  • Thaissa Pinto de Melo
  • Caroliny Gonçalves Rodrigues Meireles

Palavras-chave:

Sífilis congênita, Saúde Pública, Epidemiologia, Notificação de doenças

Resumo

Descrever o perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis congênita em uma maternidade. Estudo epidemiológico descritivo, desenvolvido em um hospital e maternidade do município de Fortaleza - CE, no qual foram analisadas 208 fichas de notificação compulsória de sífilis congênita da instituição, entre os meses de agosto de 2012 a agosto de 2017. As genitoras eram pardas (95,6%), donas de casa (67,6%), com escolaridade entre a 5e 8série incompleta do ensino fundamental (30,5%) e uma média de idade de 23,9 anos; 83,9% realizou pré-natal e 64,4% foram diagnosticadas com sífilis durante a gestação. Contudo, 47,5% realizaram tratamento inadequado e 68,9% dos parceiros não foram tratados concomitantemente. Assim, o perfil epidemiológico das genitoras reflete a influência dos determinantes sociais da saúde no desfecho da sífilis congênita. Dessa forma, é imprescindível que os profissionais de saúde identifiquem as populações mais vulneráveis à sífilis materna e, consequentemente, congênita, para o desenvolvimento de estratégias para prevenção deste agravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iarlla Silva Ferreira

1 Enfermeira. Técnica da Vigilância do Óbito NUIAS/SESA. Mestre em Enfermagem – UFC.

Karla de Abreu Peixoto Moreira

2 Enfermeira obstetra do Centro Obstétrico do Hospital José Martiniano de Alencar e coordenadora da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - MEAC/UFC. Doutora em Enfermagem - UFC.

Francisca Alice Cunha Rodrigues

3 Enfermeira obstetra do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêia. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde - UECE.

Jocélia Maria de Oliveira

4 Enfermeira da Maternidade Escola Assis Chateubriand - MEAC/UFC. Mestre em Saúde Pública.

Thaissa Pinto de Melo

5 Enfermeira. Mestre em Saúde Pública – UFC.

Caroliny Gonçalves Rodrigues Meireles

6 Enfermeira no Hospital Universitário Walter Cantídio - HUWC/UFC. Mestre em Ciências e Saúde - UFPI.

Downloads

Publicado

10-10-2019

Como Citar

1.
Silva Ferreira I, de Abreu Peixoto Moreira K, Alice Cunha Rodrigues F, Maria de Oliveira J, Pinto de Melo T, Gonçalves Rodrigues Meireles C. Perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis congênita em uma maternidade de Fortaleza-CE. Cadernos ESP [Internet]. 10º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];12(2):09-17. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/137