PADRÕES MICROBIOLÓGICOS DE PRODUTOS AMILÁCEOS INDUSTRIALIZADOS EM FORTALEZA-CE

Autores

  • Daniel Araujo Gois Pinheiro Guerra Engº de Alimentos. MBA em Engª de Produção e Gestão da Qualidade. Universidade Federal do Ceará.
  • Leyshir Gomes de Carvalho Viana Cavalcante Duarte Nutricionista. Mestre em Nutrição e Saúde. Hospital Geral de Fortaleza.
  • Priscila Raquel Nogueira Vieira Química. Mestre em Ciências Veterinárias. Fiscal da Agência de Fiscalização da Vigilância Sanitária de Fortaleza
  • Rosimary da Silva Barbosa Tecnóloga de Alimentos. Mestranda em Gestão em Saúde - Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora de área da vigilância em saúde e docente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
  • Geórgia de Mendonça Nunes Leonardo Nutricionista. Mestre em Nutrição e Saúde. Docente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária, Controle de Qualidade, Boas Práticas de Fabricação

Resumo

O estudo teve o objetivo de avaliar os padrões microbiológicos de produtos amiláceos industrializados no município de Fortaleza, dispensados da obrigatoriedade de registro, em obediência à legislação vigente. Os padrões microbiológicos foram avaliados conforme a Resolução RDC nº. 12, de 01 de janeiro de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Trata-se de estudo documental, descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 31 laudos laboratoriais emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN), referentes à análise de amostras de produtos amiláceos industrializados coletadas durante o programa de monitoramento das indústrias de alimentos em Fortaleza, no período de setembro de 2017 a dezembro de 2018. Observou-se contagens de E. coli, S. aureus, B. cereus e Salmonella sp. dentro dos limites estabelecidos pela RDC n°. 12 da ANVISA, em todos os 31 laudos analisados.Os resultados obtidos reforçam a importância da análise microbiológica do produto final como um instrumento essencial de validação e verificação das condições higiênico-sanitárias de processamento de alimentos, reforçando as evidências quanto à implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que devem ser atestadas durante a inspeção sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

1.
Araujo Gois Pinheiro Guerra D, Gomes de Carvalho Viana Cavalcante Duarte L, Nogueira Vieira PR, da Silva Barbosa R, de Mendonça Nunes Leonardo G. PADRÕES MICROBIOLÓGICOS DE PRODUTOS AMILÁCEOS INDUSTRIALIZADOS EM FORTALEZA-CE. Cadernos ESP [Internet]. 19º de dezembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];13(2):109-1. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/202

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.