Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina

Relação com a Prática de Atividade Física

Autores/as

  • David de Alencar Correia Maia Psicólogo. Mestre em Psicologia. Coordenador Produções Científicas da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ.
  • Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel Psicóloga. Professora Doutora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
  • Jessica Araújo Vasconcelos Graduanda do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza
  • Lorena Araújo Vasconcelos Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza
  • José Osmar Vasconcelos Filho Cirurgião Dentista. Professor Doutor do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará

Palabras clave:

Burnout, Estresse Psicológico, Atividade Motora, Estudantes de Medicina

Resumen

A Síndrome de Burnout tem sido relatada entre estudantes, pois suas atividades podem se constituir em fontes de estresse. Este estudo investigou, em uma amostra de 300 alunos, a Síndrome de Burnout em estudantes de medicina da cidade de Fortaleza. Os instrumentos utilizados foram: o Maslach Burnout Inventory ? Students Survey, um questionário para dados sociodemográficos e o Questionário Internacional de Atividade Física. Os resultados, analisados por meio de regressão multidimensional e teste do Qui-Quadrado, mostraram que os alunos de medicina não apresentaram burnout e que 51,2% deles puderam ser considerados sedentários ou pouco ativos. Não foram encontradas relações significativas entre a prática de atividades físicas e a síndrome nas escalas Exaustão Emocional e Descrença, o que foi encontrado na escala Eficácia Profissional, mas não com as relações esperadas. Concluiu-se que os estudantes da amostra não apresentaram Burnout, porém possuíam um índice de atividade física baixa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-19

Cómo citar

1.
de Alencar Correia Maia D, Heloisa Mattei de Oliveira Maciel R, Araújo Vasconcelos J, Araújo Vasconcelos L, Osmar Vasconcelos Filho J. Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina : Relação com a Prática de Atividade Física. Cadernos ESP [Internet]. 19 de septiembre de 2019 [citado 3 de julio de 2024];6(2):50-9. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/57

Artículos más leídos del mismo autor/a