ENSEÑANZA ONLINE EM LA PANDEMIA COVID-19: INFORME DE EXPERIENCIA
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.722Palabras clave:
Enseñanza, Educación en Salud, Atención a la Salud, COVID-19Resumen
Relatar el papel docente en la educación online en el Curso de Posgrado en APS en la formación médica y sus adaptaciones pedagógicas en la pandemia. Relato de experiência em docência no Curso em Formação Docente na ESP/CE de julho de 2019 a dezembro de 2020, abrangendo 50 docentes divididos nas US vinculados as seis SERs de Fortaleza, através de relatos nos encontros docentes. Como tecnologías de ensino remoto surgirán para minimizar los efectos de la pandemia y combatir los objetivos del Programa. O ensino remoto facilitou a adaptação de horários, propiciando a continuidade das atividades e cumprimento dos protocolos sanitários, mas houve uma maior dificuldade dos alunos em interagir e se sienten motivados. O papel desempenhado foi exemplar, os docentes foram capaceses de desenvolver nuevas formas de ensinar e de aprender, ressignificando sus práticas pedagógicas e garantindo o fornecimento do conteúdo proposto pelo Curso.
Descargas
Citas
- Soares AB, Miranda PV. Os desafios da docência para a mediação pedagógica apoiada em tecnologias: o impacto da pandemia sobre a práxis. Redin, v.9, n.1, p.107-124, Taquara/RS Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1862/1179
- Rodrigues, BB; Cardoso, RRJ; Peres, CHR; Marques, FF; Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica v. 44, n. Suppl 01, 2020 e149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
- Patrício JV, Rocha DHB da, Hermont LM, Marques TIU, Ximenes V de S. EDUCAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE SAÚDE DIGITAL. REMA [Internet]. 1º de abril de 2021 [citado 19º de outubro de 2021];2(2):13. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/883
- Serra, ST et al.; Necessidade de mudanças na educação médica e a percepção de professores antes da pandemia da Covid-19. Interface. v.25, Supl.1, 2021, São Paulo. https://doi.org/10.1590/interface.200868.
– Gomes, VTS; Rodrigues, RO; Gomes, RNS; Gomes, MS; Viana, LVM; Silva, FS; A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. v.44, n.04, 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258
– Benício, LAO; Vaz, IF; Pelicioni, BB; A importância do uso das TICS no processo de ensino-aprendizagem frente à Pandemia do novo Coronavírus. Brazilian Journal of Health Review. v.4, n.3, p.10294-10300, 2021 DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-056
– Santos, BM; Cordeiro, MEC; Schneider, IJC; Ceccon, RF; Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Revista Brasileira de Educação Médica. v.44, supl.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383
- Santos Júnior SRA dos, Almeida Júnior RAC de, Silva SM, Oliveira RS de, Andrade JN. The student engagement during the Covid-19 pandemic against remote teaching and the use of GoogleClassroom. RSD [Internet]. 2021Aug.25 [cited 2021Oct.18];10(11):e130101119451. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19451
– Dias, B; Matos, HM; Ascenso, LRS; Cunha, FA; Filho, SM; Rabelo, ECA; Ensino Remoto emergencial no curso de medicina: reflexões sobre o olhar discente. Intermedius. v.1, n.1, 2021 Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/intermedius/article/view/928
- Fossa R da S, Benedetti AC, Esteves PE do CC, Silva RHA da. Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 16º de dezembro de 2020 [citado 16º de outubro de 2021];10:1-21. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24654
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos ESP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aceptado 2022-03-01
Publicado 2022-09-30