Apresentação dos Manuscritos

<Template Base>

- Papel A4, margens de 2,5 cm, espaço 1,5, fonte Times New Roman 12.

- O número máximo de palavras, incluindo figuras e referências bibliográficas, varia de acordo com o tipo de manuscrito (ver item Tipo de Manuscrito).

- Os manuscritos devem ser submetidos on-line por meio da Plataforma Cadernos ESP (link), após cadastro dos autores na mesma plataforma. Não há taxa para submissão e avaliação dos manuscritos na Revista Cadernos ESP.

- No momento da submissão os autores devem apontar um eixo temático que se adeque ao manuscrito, quais sejam: Educação, Saúde Coletiva, Tecnologias e Inovação.

 

Título: 

Negrito, tamanho 16, Alinhamento Centralizado; (até 60 caracteres sem espaço). Conciso e informativo. Na língua original em inglês e espanhol (tamanho 12, centralizado e itálico);

Subtítulos (RESUMO, INTRODUÇÃO, MÉTODOS...): 

Negrito, tamanho 14, Alinhamento a Esquerda;

Nome (s) do (s) autor (es): 

Todos devem informar sua filiação institucional (em ordem decrescente, por exemplo: Universidade, Faculdade e Departamento), Cidade, Estado, País, e-mail, link do Lattes e OrcID. O autor responsável pela correspondência deve também informar seu endereço completo (logradouro, cidade, CEP, estado, país).

Resumo: 

Português/Inglês/Espanhol. O resumo reflete os aspectos fundamentais da obra, contendo até 150 palavras em cada um dos idiomas, apresentando: objetivo da pesquisa, metodologia adotada, principais resultados e as conclusões. Os resumos em inglês e espanhol são de responsabilidade dos autores.

Palavras-Chave: 

No mínimo 3 e no máximo 5 palavras, no idioma do texto, em inglês e espanhol, apresentadas após o resumo. Autores devem consultar o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) no linkhttps://decs.bvsalud.org/, separados por ponto e vírgula.

Ilustrações: 

É toda produção de imagens (figuras, fotos), gráficos, tabelas e quadros.

Imagens (Figuras e Fotos):

Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou TIF, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto;

As imagens (figuras e fotos) devam conter no máximo cinco imagens e estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto.

- Para Imagens, informa o título acima. Fonte: indicar autoria própria e/ou dados de terceiros.

Gráficos, tabelas e quadros: 

Devem conter no máximo cinco, apresentados dentro do manuscrito original, devidamente identificados;

- Utilizar a norma de tabulação do IBGE indicado nas Instruções aos Autores. Tabelas e Quadros de forma editável.

- Para Tabelas e Quadros, informar o título acima. Fonte: indicar autoria própria e/ou dados de terceiros. 

Citação de Referência: 

É necessário pelo menos citar um artigo da Revista Cadernos ESP. Numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos sobrescritos e antes da pontuação necessária, sem a identificação do autor e ano, e sem uso de parênteses. Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (ex: 1-3); quando intercalados, use vírgula (ex: 1,3,5). Quando a citação for direta, deve acrescer o número da página (ex.: 4:54);

Abreviaturas e símbolos: 

Não deve conter abreviações no título e no resumo. Os termos por extenso aos quais as abreviações correspondem devem preceder sua primeira utilização no texto, a menos que sejam unidades de medidas padronizadas;

Aspectos Éticos: 

Nas pesquisas que envolvem seres humanos os autores deverão deixar claro que as mesmas atenderam à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser encaminhado sob a forma de documento digitalizado via Transferência de Manuscrito (Etapa 2 da submissão do artigo);

Agradecimentos: 

Deve ser breve e citar pessoas, bolsas, projetos e apoio recebido de organismos de fomento. Os nomes de organizações de financiamento devem ser escritos integralmente. Esta seção é opcional.

Referências: 

Devem ser apresentadas somente as citações que constam no texto, sendo referenciadas e organizadas conforme a norma Vancouver. Citar uma linha numerada, fonte tamanho 11. 

Para mais esclarecimentos, consultar http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (em português) ou http://www.icmje.org (em inglês). 

Exemplos de Referência

 

Atenção!!!

Manuscritos submetidos fora das normas, sem ORCID, com cadastro incompleto dos autores, sem Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinadas e, sem cópia do Parecer de Aprovação do Comitê de Ética, quando necessário, serão automaticamente arquivados/cancelados.