Avaliação das boas práticas nas cozinhas das escolas de ensino fundamental I e II do município de Russas - Ceará - Brasil

Autores

  • Rafael Onilton de Oliveira Sales Tecnólogo de alimentos. Especialista em Vigilância Sanitária. Itaueira Agropecuária S/A.
  • Herikson Araújo de Freitas Graduado em Biologia. Mestre em Ensino na Saúde. Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE.
  • Larissa Pereira Aguiar Loucks Graduada em Engenheira de Alimentos. Mestre em Tecnologia de Alimentos. Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE.

Palavras-chave:

Boas Práticas de Fabricação, Merenda Escolar, Lista de Verificação

Resumo

Objetivo: avaliar as reais condições higiênico-sanitárias na produção da alimentação escolar no município de Russas.Método: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma Lista de Verificação adaptada da Resolução RDC Nº 216, de 15 de setembro de 2004, dividida em quatro blocos: edificação e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; manipuladores e produção; e transporte do alimento. Resultados: Cinco escolas classificam-se no Grupo 2, onde apresentam entre 51 a 75% de itens atendidos e apenas uma no Grupo 1, com 76% a 100% de itens atendidos, evidenciando a necessidade do melhoramento das Boas Práticas nos serviços de produção da merenda escolar, no município de Russas, uma vez que os resultados obtidos atestam fragilidades no processo produtivo, comprometendo a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos oferecidos.Conclusão: Frente à realidade observada, recomenda-se maior atenção dos profissionais envolvidos e da Vigilância Sanitária local, no sentido de garantir a aplicabilidade dos dispositivos legais e regulamentares, bem como propondo ações educativas para os manipuladores de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

1.
Onilton de Oliveira Sales R, Araújo de Freitas H, Pereira Aguiar Loucks L. Avaliação das boas práticas nas cozinhas das escolas de ensino fundamental I e II do município de Russas - Ceará - Brasil. Cadernos ESP [Internet]. 3º de outubro de 2019 [citado 24º de junho de 2024];8(2):20-9. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/127