Avaliação da completude dos dados registrados na ficha de notificação de tétano acidental

Autores

  • Lucilene Rafael Aguiar Mestre em Vigilância sobre Saúde pela Universidade de Pernambuco, Brasil (2009). Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Brasil.
  • Rafaela de Morais Cavalcanti Ralph Enfermeira Auditora no Hospital Santa Joana, Recife - Pernambuco.
  • Rafaela Gomes Ribeiro de Sá Enfermeira na Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar na Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco.
  • Vanessa Maria Ferreira da Silva Enfermeira Assistencial no Hospital Santa Joana, Recife - PE .

Palavras-chave:

Tétano, Comportamento de Busca de Informação, Avaliação

Resumo

Objetivo: avaliar a completude dos dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação ? SINAN - para tétano acidental. Método: Desenvolveu-se estudo avaliativo, 
descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foram analisados 102 casos de 2007 a 2010, do SINAN, notificados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, dos quais 13 (12,7%) foram descartados e 89 confirmados. Resultados: Avaliados em dois momentos, antes e após busca ativa, os dados demonstraram incremento de informações em 10 variáveis após a realização da busca nos prontuários. Quanto à completude, houve aumento dos campos ?excelente? e diminuição dos campos ?muito ruim?. O sexo masculino representou uma proporção de 5,8:1em relação ao sexo feminino e a letalidade, nesse período, foi de 16,8%. A faixa etária mais acometida foi a dos maiores de 50 anos. Conclusão: Esta investigação possibilitou a análise da necessidade de melhoria na qualidade dos registros de notificação a fim de proporcionar a criação de estratégias direcionadas à população de risco.Palavras-chave: Tétano. Comporta-mento de Busca de Informação. Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

1.
Rafael Aguiar L, de Morais Cavalcanti Ralph R, Gomes Ribeiro de Sá R, Ferreira da Silva VM. Avaliação da completude dos dados registrados na ficha de notificação de tétano acidental. Cadernos ESP [Internet]. 3º de outubro de 2019 [citado 29º de março de 2024];8(2):38-49. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/130