Importância da Psicologia na promoção da saúde: relato de experiência de um grupo de pessoas idosas no sertão cearense

Conteúdo do artigo principal

Alexandra Silva Cavalcante Feitosa
Antônio Éder Enzo Albuquerque Teixeira

Resumo

Relatar a relevância da psicologia na promoção da saúde de pessoas idosas do sertão cearense. Trabalho de enfoque qualitativo, de abordagem psicológicacom um grupo de oito idosas em Quixeramobim. Foram cinco encontrossemanais, com duração de uma hora e meia cada, realizados de fevereiro amarço de 2017. A estratégia de promoção da saúde com este grupo teve comoenfoque autorreflexões e discussões sobre o envelhecimento, tendo a psicologiaum papel significante para a construção da (re)significação desse período paratais sujeitos, visando a melhoria na qualidade de vida dos mesmos. A partirdessa experiência, verificou-se, portanto, que a psicologia configura-se comouma importante ferramenta para a promoção da saúde do idoso, pois ajuda afomentar espaços de escuta, fortalecimento de vínculos, protagonismo social ea qualidade de vida dos indivíduos.

Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Silva Cavalcante Feitosa A, Éder Enzo Albuquerque Teixeira A. Importância da Psicologia na promoção da saúde:: relato de experiência de um grupo de pessoas idosas no sertão cearense. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 10º de agosto de 2022];12(1):105-1. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/134
Seção
Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Biografia do Autor

Alexandra Silva Cavalcante Feitosa

1 Psicóloga. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Quixadá – Ceará.

Antônio Éder Enzo Albuquerque Teixeira

2 Fisioterapeuta Intensivista, servidor municipal do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Terapia Intensiva e em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória. Fortaleza – Ceará.