SAÚDE PÚBLICA NO CEARÁ

UMA SISTEMATIZAÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Francisca Gomes Montesuma Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública-CMASP da UECE
  • Márcia Andréia Barros Moura Fé Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública-CMASP da UECE.
  • Silvia Cristina Costa Gomes Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública-CMASP da UECE.
  • Teresa Cristina de Lima Fernandes Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública-CMASP da UECE.
  • José Jackson Coelho Sampaio Médico psiquiatra (UFC), Mestre em Medicina Social (UERJ), Doutor em Medicina Preventiva (FMRP/USP), Professor Titular em Saúde Pública e Professor do Curso de Mestrado acadêmico em Saúde Pública da UECE.

Palavras-chave:

Saúde Pública, História da Medicina, Formulação de Políticas

Resumo

Os grandes avanços da saúde pública cearense não têm sido acompanhados de uma consistente compreensão histórica de como a situação tornou-se o que é e de como a oferta pública de atenção à saúde articula-se com a economia e a política. O objetivo é relacionar os eventos do campo da saúde pública, os paradigmas incorporados e superados, a lógica das escolhas do poder público e a qualidade política das demandas e pressões da sociedade civil. Da Colônia ao Segundo Império (1500 a 1888), a atuação do poder público é quase inexistente, deixando o processo à espontaneidade popular, à compaixão religiosa e ao isolamento institucional. Da Fundação Republicana ao Golpe Militar (1989 a 1964), o poder público começa a intervir, através de limitadas ações de saneamento básico, do combate a epidemias urbanas e endemias rurais, da assistência à mulher e ao parto, da criação de cursos superiores no campo da saúde e de criar uma Secretaria de Saúde, o que permite, na década de 1930, a Reforma Pelon, primeiro processo de territorialização e planejamento a ocorrer no Ceará. Do Golpe Militar aos tempos atuais (1964 a 2002), as ações de saúde vêm sendo institucionalizadas de modo consistente e crescente, superando o modelo das campanhas e das ações curativas de pronto atendimento, para um modelo centrado no planejamento estratégico, na organização de sistemas locais de saúde, na atenção primária, no princípio da saúde como direito de cidadania e dever do Estado, embora o desenvolvimento político-econômico tenha se encaminhado para os paradigmas do Estado Mínimo, sob lógica Neoliberal, e para uma profunda concentração de riquezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

1.
Gomes Montesuma F, Barros Moura Fé MA, Costa Gomes SC, de Lima Fernandes TC, Coelho Sampaio JJ. SAÚDE PÚBLICA NO CEARÁ: UMA SISTEMATIZAÇÃO HISTÓRICA. Cadernos ESP [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 26º de abril de 2024];2(1):06-19. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/14