Percepção dos Educadores e Educandos sobre o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da ESP/CE

Autores

  • Ana Naiara Alves Teixeira
  • Patricia Amanda Pereira Vieira
  • Tereza Emanuelle da Silva Costa
  • Jocélia Maria de Oliveira

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária, Estudante; Ensino Superior, Metodologia, Percepção

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade compreender a percepção e a prática dos educadores e educandos sobre o curso de Especialização em Vigilância Sanitária (VISA) da ESP/CE. É um estudo qualitativo que descreveu as expectativas e os frutos alcançados durante a trajetória da especialização, por meio de entrevistas individuais e semiestruturadas com sete participantes, retratando a percepção das categorias docente e discente, vivenciadas nas turmas realizadas até 2017. As falas foram gravadas e transcritas na íntegra. Pode-se inferir que os facilitadores desenvolveram uma percepção mais cuidadosa sobre o desempenho de cada educando. Os docentes mostraram-se envolvidos com o processo de ensino e entusiasmo em querer contribuir cada vez mais e de uma maneira melhor com a proposta do curso. Concluiu-se que houve uma construção significativa junto a uma evolução do curso estudado, sendo considerado suficiente para se alcançar a criticidade. E foi notada uma satisfação de ambas as categorias em participar desse processo de aperfeiçoamento na área de vigilância sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Naiara Alves Teixeira

1 Enfermeira Sanitarista, Bolsista de Extensão Tecnólogica do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE.

Patricia Amanda Pereira Vieira

2 Enfermeira Sanitarista, Mestre em Ciências Médicas, Docente do Curso de Especialização em Saúde Pública, Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE.

Tereza Emanuelle da Silva Costa

3 Engenheira de Pesca, Mestre em Ciências Marinhas Tropicais, Coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE.

Jocélia Maria de Oliveira

4 Enfermeira, Mestre em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

10-10-2019

Como Citar

1.
Naiara Alves Teixeira A, Amanda Pereira Vieira P, Emanuelle da Silva Costa T, Maria de Oliveira J. Percepção dos Educadores e Educandos sobre o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da ESP/CE. Cadernos ESP [Internet]. 10º de outubro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];12(2):36-48. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/140

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)