PERCEPÇÃO DE PAIS/CUIDADORES SOBRE LINGUAGEM E FONOAUDIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1669

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Desenvolvimento da Linguagem, Pais, Vulnerabilidade Social, Fonoaudiologia

Resumo

O estudo visa analisar a percepção de pais/cuidadores participantes do ‘Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz’ sobre o desenvolvimento da linguagem na primeiríssima infância. Realizada em Fortaleza/CE. A pesquisa quantitativa descritiva envolveu 22 pais/cuidadores, cadastrados no programa, por meio de questionários aplicados em visitas domiciliares. A maioria relatou momentos de diálogo e brincadeiras, destacando períodos de lazer e socialização. Entretanto, evidenciou-se uma limitação na prática de leitura para as crianças. Quanto à Fonoaudiologia, metade dos participantes associa essa área predominantemente à fala/linguagem. Os resultados apontam para uma interação positiva, mas revelam lacunas na prática de leitura e conhecimento parcial sobre a atuação fonoaudiológica, focando principalmente na fala/linguagem.

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Publicado

23-07-2024

Como Citar

1.
da Silva Gomes P, de Cassia Tonocchi R, Nóbrega NR, de Souza Tavares J, Pimenta Natal RM. PERCEPÇÃO DE PAIS/CUIDADORES SOBRE LINGUAGEM E FONOAUDIOLOGIA. Cadernos ESP [Internet]. 23º de julho de 2024 [citado 30º de outubro de 2024];18(1):e1669. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1669
Received 2023-06-23
Accepted 2023-11-22
Published 2024-07-23

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