VIVÊNCIAS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS ADQUIRIDAS EM PROGRAMA DE ESTÁGIO DA SECRETARIA DA SAÚDE DO CEARÁ

Conteúdo do artigo principal

Francisco Ariclene Oliveira
José Luís Paiva de Mendonça Ferreira
Ana Paula Lima Menezes dos Santos
Dayanna Cynthia Moura Melo
Márcia Maria Tavares Machado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as vivências acadêmico-profissionais adquiridas através de um programa de estágio da Secretaria de Saúde do Ceará, em um hospital terciário de Fortaleza. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, elaborado com base na experiência acadêmico-profissional vivenciada por meio do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA. O programa tem enfoque multiprofissional e contempla todas as unidades de saúde da rede estadual, com abrangência no município de Fortaleza-CE. A vivência descrita deu-se numa unidade hospitalar terciária, integrada ao Sistema Único de Saúde, no período de novembro de 2016 a dezembro de 2017. A unidade acolhedora oportunizou momentos de formação continuada, por meio de cursos de aperfeiçoamento, e promoveu a realização de atividades educativas aos usuários e aos profissionais de saúde dos setores, com colaboração dos bolsistas vinculados ao programa. Acredita-se que a experiência adquirida, a partir da integração no referido programa de estágio, favoreceu a materialização dos conhecimentos acadêmico-teóricos de maneira prática, além de possibilitar o crescimento profissional, permitindo a reflexão dos desafios dos profissionais de saúde, dos gestores e do Estado na atenção à saúde, em especial, no âmbito hospitalar.

Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Ariclene Oliveira F, Luís Paiva de Mendonça Ferreira J, Paula Lima Menezes dos Santos A, Cynthia Moura Melo D, Maria Tavares Machado M. VIVÊNCIAS ACADÊMICO-PROFISSIONAIS ADQUIRIDAS EM PROGRAMA DE ESTÁGIO DA SECRETARIA DA SAÚDE DO CEARÁ. Cadernos ESP [Internet]. 15º de outubro de 2019 [citado 30º de novembro de 2022];13(1):94-104. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/173
Seção
Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Biografia do Autor

Francisco Ariclene Oliveira

1Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

José Luís Paiva de Mendonça Ferreira

2Fisioterapeuta. Mestrando em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coordenador do
Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA (PROENSINO/SESA).

Ana Paula Lima Menezes dos Santos

3 Enfermeira. Pós-Graduanda em Obstetrícia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Dayanna Cynthia Moura Melo

4
Enfermeira. Pós-Graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ).

Márcia Maria Tavares Machado

5 Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Comunitária, Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC).