AVALIAÇÃO DE REAÇÃO NA OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1793

Palavras-chave:

Disseminação de Informação, Avaliação em Saúde, Difusão de inovações

Resumo

Descrever a experiência no processo de avaliação da efetividade da oficina de produção do conhecimento científico na capacitação das equipes premiadas no 2º Concurso Município Inovador. Relato de experiência sobre avaliação da reação nas oficinas de produção do conhecimento realizadas pela equipe de pesquisa da Escola de Saúde Pública do Ceará de maio a agosto de 2023, junto às equipes premiadas na 2ª edição do Concurso Município Inovador na Oficinas. Foram 16 encontros e apenas 5 equipes das dez práticas mantiveram participação assídua nas oficinas. Cada equipe desenvolveu um artigo e responderam ao formulário de avaliação. Observou-se relações positivas entre reações e impacto das oficinas, com aproximação de ideias, termos, conceitos relacionados à temática e à investigação científica. A vivência foi desafiadora, porém, contribuiu positivamente no planejamento das ações, para que possam ampliar seu potencial de produção e disseminação das práticas por meio dos artigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Cuidar Melhor: o programa. Governo do Estado do Ceará. 2021. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/cuidarmelhor/servico/programa/. Acesso em: 05 set.2023.

Silva LKC, Moreira FJF, Abreu LDP, Castro Júnior AR, Silva KA, Nério VRP. Gestão de resultados do 1º Concurso Município Inovador. Cadernos ESP [Internet]. 2022 [citado 2023 10- 05];16(3):136-141. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1138/359. Acesso em: 09 out.2023. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.1138

Moreira, FJF; Cavalcanti. CGCS; Barbosa, RB; de Abreu, LDP; Pereira, AGC. Manual de práticas: concurso município inovador do Programa Cuidar melhor Ceará. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará. 2022[citado 2023 10- 01]. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2022/11/23/programa-cuidar-melhor-lanca-segunda-edicao-do-concurso-municipio-inovador/. Acesso em: 11 out.2023.

Spink, MJ; Menegon, V. M; Medrado, B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações Teórico-Metodológicas e Aplicações Ético-Políticas. Psicologia & Sociedade, 26(1), 32-43, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100005

Kirkpatrick DL, Kirkpatrick JD. Como avaliar programas de treinamento de equipes: os quatro níveis. Rio de Janeiro: Senac; 2010. 388p

Costa NM da, Silva EV da, Barros LM, Kobayashi RM. Construção e validação das competências profissionais do enfermeiro atuante em hemodinâmica. Rev Min Enferm. 2023;27:e-149. DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.40259

Norcini J; Anderson MB; Bollela V; Burch V; Costa MJ; Duvivier R; et al. Consensus framework for good assessment. Med Teach. 2018 Nov; 40(11):1102-9. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2018.1500016 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1500016

Brasil IV, Blass L, Maria da Silva JS. Introduzindo o conceito de avaliação por rubricas por intermédio de oficinas: análise de uma experiência piloto. Contexto e Educação. 2023;36(113):54-73. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73 DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.54-73

Li H; Gobert J; Dicker R; Morand N. Students’ academic language use when constructing scientific explanations in an intelligent tutoring system. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-93843-1_20. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-93843-1_20

Bastiani E, Mazzuco AER, Reategui EB. Intelligent Tutoring Systems applied to academic writing: a systematic review. Informática na Educação: teoria & prática Porto Alegre, 2018;23(30): 85-99.

Price Waterhouse Coopers. PwC Brasil. O abismo digital no Brasil: saiba como desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária limitam as nossas opções para o futuro. PwC Brasil, 2022. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/mais-temas/2022/o-abismo-digital-no-brasil.html Acesso em: 08 out. 2023.

Xiao C; Li Y. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: Das, Veena; Khan, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threatsand Possibilities, American Ethnologist website. 2020. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-studentfocused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-ofepidemic-on-education-in-china. Acesso em: 10 out.2023.

Barrichello, A; Kanaane, R; Pamboukian, S e Queiroz; LR. Avaliação Educacional nas Graduações Tecnológicas: Desafios Durante a Pandemia. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32 [citado 2023-10-16], e08254. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100106&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 out.2023. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254

Garcia J; Garcia NF. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. EccoS. 2020;(55):e18870. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870

Publicado

26-12-2023

Como Citar

1.
Martins MIS, Santos ML dos, Abreu LDP de, Castro Júnior AR de, Carvalho JA de, Gomes TF. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO NA OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Cadernos ESP [Internet]. 26º de dezembro de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];17(1):e1793. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1793

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2023-10-26
Accepted 2023-11-07
Published 2023-12-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)