A AÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

UM OLHAR PARA O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA DOS CATADORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE-CE

Autores

  • Maria Cristina de Melo Freitas Magalhães Enfermeira pela UERN. Especialista em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Membro da Equipe Saúde da Família do Município de Jaguaribe-Ce.
  • Gilson Holanda Almeida Médico pela UFC. Especialista em Psiquiatria pela PUCRS. Mestre em Saúde Pública pelo Istituto Superiore di Sanità (Roma-Itália). Doutorando da FSP da USP. Diretor da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Catadores de Lixo

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de pesquisa realizada com onze catadores de lixo do município de Jaguaribe- Ce. A partir de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se conhecer as condições de trabalho, de vida e de saúde-doença da população em estudo e o universo de atuação da Vigilância Sanitária local. Optouse por um estudo descritivo-analítico, utilizando uma abordagem qualitativa onde se identificaram condições de trabalho desumanas e exclusão social agravadas pela ausência do gerenciamento integrado de resíduos sólidos no município. O lixão é o principal meio de sobrevivência da maioria dos catadores de lixo. Estes reconhecem que o lixo oferece riscos para a saúde, mas a associam a ausência de doenças. As ações de saúde não têm valorizado a dimensão produtiva, dificultando a análise do perfil de adoecimento do grupo, para o que se sugere uma reorganização de suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

1.
de Melo Freitas Magalhães MC, Holanda Almeida G. A AÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: UM OLHAR PARA O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA DOS CATADORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE-CE. Cadernos ESP [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 25º de abril de 2024];2(2):40-8. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/19