PAPILOMA VÍRUS HUMANO - HPV

PERCEPÇÃO DO RISCO POR MULHERES NA MATURIDADE

Autores

  • Ana Maria de Sousa Ribeiro Mestre em Enfermagem em Saúde Comunitária - Universidade Federal do Ceará. Coordenadora de Enfermagem da Unidade Ambulatorial do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira.
  • Túlia Fernanda Meira Garcia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Ceará.

Palavras-chave:

Papillomavirus 11 humano, Neoplasias do Colo do Útero, Doenças Sexualmente Transmissíveis

Resumo

A relação casual entre a infecção por papiloma vírus humano de alto risco e o câncer do colo de útero já está bem estabelecida. O estudo tem como objetivo verificar a percepção de risco sobre a infecção pelo vírus em mulheres com idade de 50 ou mais anos, infectadas, bem como, verifi car se adotaram medidas de prevenção para o diagnóstico precoce. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, realizado no ambulatório do Hospital Geral César Cals em Fortaleza/CE. A amostra foi constituída por 10 mulheres com idade entre 50 e 83 anos. Foram utilizados dois instrumentos: a entrevista semiestruturada com duas perguntas norteadoras e questões sobre a caracterização das mulheres e ainda, prontuário ambulatorial. Os dados resultaram na caracterização das informantes, em duas categorias e subcategorias. As mulheres do grupo estudado apresentaram baixa escolaridade e reduzida renda familiar, com lacuna no conhecimento a respeito do modo de transmissão do vírus e das complicações da infecção. Negaram o uso de preservativo e a maioria não se percebiam contaminadas pelo vírus, havendo evidências de mudanças no comportamento após o diagnóstico. Concluiu-se que o risco para o câncer de colo do útero foi percebido sem que fi zessem associação com o vírus, fato que desperta para a necessidade de se criar espaços para as ações educativas, culturalmente sustentadas nas crenças e valores das mulheres sobre a infecção e a associação causal com o câncer de colo uterino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

1.
de Sousa Ribeiro AM, Meira Garcia. TF. PAPILOMA VÍRUS HUMANO - HPV : PERCEPÇÃO DO RISCO POR MULHERES NA MATURIDADE . Cadernos ESP [Internet]. 17º de setembro de 2019 [citado 23º de abril de 2024];4(1):14-21. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/29