FORMAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE REALIZADA PELA ESP-CE NA REGIÃO DO CARIRI

Health Management Training of the Public Health School of Ceará in Cariri

  • Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva Administradora. Mestrado Profissional de Administração em Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Roberto José Ávila Cavalcanti Bezerra Biólogo. Doutorado em Sciences de La Vie pelo Université Pierre et Marie Curie, França.
  • Adriana Cavalcanti de Aguiar Médica. Doutorado em Educação pela Harvard University, Estados Unidos.
  • Roberta Duarte Maia Barakat Assistente Social. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Kilvia Paula Soares Macedo Enfermeira. Mestrado em Cuidados Clínicos pela Universidade Estadual do Ceará.
Palavras-chave: Educação Permanente, Gestão em Saúde, Análise Qualitativa

Resumo

Este trabalho descreve e analisa o processo formativo de gestores da saúde oriundo do Projeto de Qualificação de Gestores do SUS realizado na macrorregião do Cariri. Trata-se de pesquisa documental com abordagem qualitativa. As análises foram realizadas em base documental: convênios, planos de trabalho, editais, materiais didáticos, relatórios de auditorias, listas de certificações, dentre outros. Analisou-se a formação a partir da construção da matriz curricular, dos pressupostos pedagógicos do processo ensino-aprendizagem e de como deu-se o desenvolvimento dos cursos integrados. Definiram-se categorias para a identificação das dimensões intersubjetivas no âmbito da pesquisa. Realizaram-se 5 cursos de especialização de forma integrada, matricularam-se 181 alunos, 106 finalizaram e tornaram-se especialistas: 21 em Gestão do Trabalho; 25 em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde; 13 em Gestão de Economia da Saúde, 29 em Gestão do Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria e 18 em Urgência Emergência. Avaliou-se o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das competências propostas pelos cursos, utilizaram dois tipos de avaliação: formativa e certificativa. Reconheceu-se do processo de formativo, a importância de uma escola de saúde pública respaldadas na educação permanente em saúde, para apoio na gestão ao SUS e no seu desenvolvimento, destacando-se no estado do Ceará a ESP.

PALAVRAS-CHAVE: Educação permanente. Gestão em saúde. Análise qualitativa.

 

Abstract

This paper describes and analyzes the training process of health managers from the SUS Managers Qualification Project carried out in the Cariri macro-region, Northeast Brazil. This is a qualitative documentary research. The analyses were carried out on a documentary basis: agreements, work plans, public notices, teaching materials, audit reports, certification lists, among others. Training was analyzed from the construction of the curriculum matrix, the pedagogical assumptions of the teaching-learning process and how the integrated courses developed. Categories were defined for the identification of intersubjective dimensions in the scope of the research. Five specialization courses were conducted in an integrated manner, 181 students enrolled, of which 106 completed the course and qualified as specialists: 21 in Work Management; 25 in Health Systems and Services Management; 13 in Health Economics Management, 29 in Control, Evaluation, Regulation and Audit Management, and 18 in Urgent and Emergency Care. The learning process and the development of competencies proposed by the courses were evaluated by formative and certifying assessment. The formative process recognized the importance of a public health school backed by continuing health education, to support the management of the Brazilian Unified Health System (SUS) and its development, and the Public Health School (ESP) in the state of Ceará stood out.

KEYWORDS: Continuing education. Health management. Qualitative analysis.

 

Resumen

Este documento describe y analiza el proceso de capacitación de gerentes de salud del Proyecto de Calificación de Gerentes del SUS llevado a cabo en la macro región de Cariri, Nordeste de Brasil. Esta es una investigación documental con un enfoque cualitativo. Los análisis se realizaron de forma documental: acuerdos, planes de trabajo, avisos, materiales didácticos, informes de auditoría, listas de certificación, entre otros. La formación se analizó en función de la construcción de la matriz curricular, los supuestos pedagógicos del proceso de enseñanza-aprendizaje y cómo se desarrollaron los cursos integrados. Se definieron categorías para la identificación de dimensiones intersubjetivas en el alcance de la investigación. Se realizaron 5 cursos de especialización de manera integrada, 181 estudiantes matriculados, de los cuales 106 completaron y se convirtieron en especialistas: 21 en Gestión del Trabajo; 25 en Gestión de Sistemas y Servicios de Salud; 13 en Gestión de Economía de la Salud, 29 en Control, Evaluación, Regulación y Gestión de Auditoría y 18 en Urgencia y Emergencia. Se evaluaron el proceso de aprendizaje y el desarrollo de habilidades propuestos por los cursos, utilizando las evaluaciones formativa y certificante. El proceso formativo reconoció la importancia de una escuela de salud pública respaldada por educación permanente en salud, para apoyar la gestión del Sistema Único de Salud de Brasil (SUS) y su desarrollo, con la Escuela de Salud Pública (ESP) destacada en el estado de Ceará.

PALABRAS CLAVE: Educación permanente. Gestión de la salud. Análisis cualitativo.

Publicado
2020-06-29