ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE GESTANTES DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DOUTOR GRIJALBA MENDES CARNEIRO EM SOBRAL - CE

Autores

  • Miqueline de Oliveira Cedro Fonoaudióloga. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.
  • Elida Glaura Vieira Bezerra de Rosalmeida Terapeuta Ocupacional. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.
  • Juliana Lima Cruz Fisioterapeuta. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.
  • Michele Batista Almagro Farmacêutica. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.
  • Geórgia de Mendonça Nunes Leornado Nutricionista. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.
  • Antônia Márcia Macêdo de Sousa Educadora física. Residente do Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Vale do Acaraú.

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Gestantes, Estratégias

Resumo

O artigo é um relato de experiência no qual participaram membros da equipe da Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família no desenvolvimento do curso de gestantes do Centro de Saúde da Família Doutor Grijalba Mendes Carneiro, no município de Sobral/CE em parceria com a equipe básica de saúde do referido CSF. Foi realizado no período de abril a outubro de 2009. Os encontros aconteceram quinzenalmente, em um espaço do Centro de Saúde da Família e foram organizados por alguns membros da equipe multiprofi ssional da residência (Enfermeiro, Farmacêutica e Fonoaudióloga), demais residentes e agentes comunitários de saúde. Os encontros compreendiam acolhimento seguido de abordagem de temas sobre a gestação e desenvolvimento infantil. Após o nascimento da criança, além da primeira visita domiciliar preconizada pela Estratégia Saúde da Família, as puérperas que participavam do curso recebiam a visita de profi ssionais da equipe multiprofi ssional que prestavam informações e outros procedimentos relacionados ao que fora trabalhado no curso. Como principais resultados obtidos destacaram a tranquilização das gestantes em relação ao momento do parto, o fortalecimento do vínculo mãe/bebê e entre gestantes e profissionais de saúde, melhoria no autocuidado e ainda, um maior conhecimento dessas gestantes pela equipe de saúde, favorecendo a singularidade e a integralidade da atenção. Concluímos que a inserção da equipe multiprofi ssional potencializou o acompanhamento às gestantes, proporcionando a construção de vínculos entre os participantes, além de promover um espaço de troca de saberes. Recomenda-se que esta experiência seja incorporada à rotina do Centro de Saúde da Família, no intuito de melhorar a qualidade do acompanhamento pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

1.
de Oliveira Cedro M, Vieira Bezerra de Rosalmeida EG, Lima Cruz J, Batista Almagro M, de Mendonça Nunes Leornado G, Macêdo de Sousa AM. ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE GESTANTES DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DOUTOR GRIJALBA MENDES CARNEIRO EM SOBRAL - CE. Cadernos ESP [Internet]. 17º de setembro de 2019 [citado 25º de abril de 2024];4(1):38-44. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/32

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica