Acesso na Estratégia Saúde da Família

A realidade do Bairro Mauazinho, Manaus/AM

Autores

  • Maria Rute de Souza Luna Cientista Social. Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia.
  • Simone Eneida Baçal de Oliveira Cientista Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Palavras-chave:

Saúde da Família, Acesso aos Serviços de Saúde, Família

Resumo

O presente trabalho buscou analisar ovacesso às ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), sob a perspectiva dos usuários, no bairro do Mauazinho, em Manaus ? AM, e assim, evidenciar como estão sendo realizadas essas ações no processo de  operacionalização dessa política, além de identificar fatores relacionados ao acesso nos serviços da Estratégia Saúde da Família. Esta pesquisa foi realizada no período de 2010 a 2011. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas, análise documental e de um diário de campo, no qual se registrou informações adicionais ao processo de coleta. Os dados coletados foram categorizados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. A análise da categoria acesso indicou o grau de facilidade ou dificuldade das famílias aos serviços de saúde referentes à estrutura física e recursos humanos, outras características como geográfica, financeira, organizacionais e  informativas foram apresentadas também como relevantes ao acesso dos usuários nos serviços de saúde. Por meio dos depoimentos das famílias constatou-se que são oferecidas precárias condições de serviços de saúde não atendendo às necessidades da população, tampouco desenvolvendo confiança e satisfação das famílias com os serviços oferecidos. A mudança de paradigma, como é proposta pela Estratégia Saúde da Família, ainda não aconteceu, pois permanece a centralidade nas ações clínicas, apesar da mudança de nomenclatura de programa para estratégia. Sendo assim, foi demonstrado um distanciamento entre o discurso e a prática. Dessa forma, a Estratégia Saúde da Família representa mudança ao acesso nos serviços de saúde da população pesquisada, contudo, encontra?se com dificuldades para a sua garantia, indicando desigualdades na universalização das ações, o que impossibilita sua construção de direito de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
de Souza Luna MR, Baçal de Oliveira SE. Acesso na Estratégia Saúde da Família: A realidade do Bairro Mauazinho, Manaus/AM. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];6(1):15-28. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/36

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.