Análise das ações da fisioterapia do NASF através do sinai no municipio de Sobral-CE

Autores

  • José Henrique Linhares Fisioterapeuta. Especialista em Saúde da Família. Mestrando em Cirurgia – UFC. Coordenador da Atenção Secundária e Terciária à Saúde – Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral – Ceará.
  • Priscila Dias Pinto Enfermeira. Centro de Saúde da Família. Prefeitura Municipal de Sobral – Ceará.
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – Sobral – Ceará.
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – Sobral – Ceará.

Palavras-chave:

Saúde da Famí­lia, Fisioterapia, Sistemas de Informação

Resumo

O município de Sobral - CE implantou em 2008 equipes de NASF 1, atuando nas áreas de apoio tendo a fisioterapia como uma categoria profissional na Estratégia Saúde da Família - ESF. A fisioterapia que tinha ações exclusivas no enfoque do tratamento e reabilitação da doença, com a nova concepção de saúde, inseriu o fisioterapeuta na ESF numa nova perspectiva de atuação na promoção de saúde e prevenção de doenças. OBJETIVO: analisar as ações da fisioterapia do NASF na Estratégia Saúde da Família através do SINAI, no período de julho a dezembro de 2009 no município de Sobral - CE. METODOLOGIA: o estudo é de caráter exploratório, documental e descritivo com abordagem quantitativa, sendo utilizado para coleta das informações um sistema de banco de dados: SINAI, no período de julho a dezembro de 2009. RESULTADOS: a maioria dos atendimentos é realizada com idosos (36%), também é realizada reeducação postural para prevenção de algias na coluna (27%) e outros (19%) onde estão incluídas atividades físicas, sessões educativas, orientações e acompanhamento de afecções crônico degenerativas em grupos de convivências. CONCLUSÃO: Os profissionais de fisioterapia do NASF de Sobral rompem com o modelo biomédico direcionando suas ações para prevenção e reabilitação das doenças, traçando aspectos importantes para a saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Linhares JH, Dias Pinto P, Mont'Alverne Napoleão Albuquerque I, Siqueira Lima Freitas CA. Análise das ações da fisioterapia do NASF através do sinai no municipio de Sobral-CE. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 27º de abril de 2024];4(2):32-41. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/53