O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES CRÍTICAS
PDF

Palavras-chave

Comunicação
Pandemias
Serviço Social

Categorias

Como Citar

1.
Chagas Canuto OM, Santos de Castro Gadelha E, Brito dos Santos R. O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES CRÍTICAS. Cadernos ESP [Internet]. 27º de julho de 2021 [citado 6º de dezembro de 2021];15(1):74-80. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/547

Resumo

O presente artigo constitui-se em um relato de experiência que versa sobre os desafios da comunicação profissional, em tempos de pandemia, frente à realidade de situações críticas, como a que se refere a comunicação do óbito. Tem por objetivos refletir sobre o papel do assistente social, enquanto membro da equipe multiprofissional, num contexto hospitalar pandêmico e o uso da comunicação na prática profissional, suas fragilidades, tensões e identificar as habilidades necessárias para a realização de uma abordagem ética e humana, no campo de sua competência. De natureza qualitativa, o presente estudo, contribui com o debate da comunicação a partir de uma reflexão crítica articulada as dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do trabalho profissional, bem como, na revisão de literatura, realização da pesquisa documental e observação direta para análise de categorias da temática sobre os sentidos e usos da comunicação, convidando o Serviço Social para construir seu próprio processo de abordagem. 

DESCRITORES: Comunicação; Pandemias; Serviço Social

PDF

Referências

1. Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19 [online], 2021 Brasília: OPAS [citado 2021-04-12]; Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19
2. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Doença pelo Coronavírus COVID-19. 57 Boletim Epidemiológico Especial [online] 2021 abr. [citado 2021-04-12] Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/abril/08/boletim_epidemiologico_covid_57.pdf
3. Magalhães, S.M. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 4. ed. São Paulo: Veras, 2016.
4. CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde [online] Brasília: CFESS, 2010. [citado 2021-04-12] Disponível em:
http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf
5. Segovia C, Serrano M. Comunicação em situações críticas. Tradução Joel de Andrade...(et. Al.).Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento, 2017.
- Visto em 13/2021/https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-1904