O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES CRÍTICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo constitui-se em um relato de experiência que versa sobre os desafios da comunicação profissional, em tempos de pandemia, frente à realidade de situações críticas, como a que se refere a comunicação do óbito. Tem por objetivos refletir sobre o papel do assistente social, enquanto membro da equipe multiprofissional, num contexto hospitalar pandêmico e o uso da comunicação na prática profissional, suas fragilidades, tensões e identificar as habilidades necessárias para a realização de uma abordagem ética e humana, no campo de sua competência. De natureza qualitativa, o presente estudo, contribui com o debate da comunicação a partir de uma reflexão crítica articulada as dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do trabalho profissional, bem como, na revisão de literatura, realização da pesquisa documental e observação direta para análise de categorias da temática sobre os sentidos e usos da comunicação, convidando o Serviço Social para construir seu próprio processo de abordagem.
DESCRITORES: Comunicação; Pandemias; Serviço Social
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
2. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Doença pelo Coronavírus COVID-19. 57 Boletim Epidemiológico Especial [online] 2021 abr. [citado 2021-04-12] Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/abril/08/boletim_epidemiologico_covid_57.pdf
3. Magalhães, S.M. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 4. ed. São Paulo: Veras, 2016.
4. CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde [online] Brasília: CFESS, 2010. [citado 2021-04-12] Disponível em:
http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf
5. Segovia C, Serrano M. Comunicação em situações críticas. Tradução Joel de Andrade...(et. Al.).Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento, 2017.
- Visto em 13/2021/https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-1904