Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária

Autores

  • Valdete Lourenço Silva Enfermeira. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Unisul/ Exército Brasileiro
  • Ziléa Baptista Nespoli Pedagoga. Mestre em Educação. Doutora em Educação, com ênfase em Educação a Distância

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Profissionais de Saúde, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Permanente

Resumo

Esta pesquisa visa analisar a relação entre profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde e o processo de Educação Permanente no âmbito dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem-AVAs. Trata-se de pesquisa bibliográfica descritiva, realizada na base de dados Scielo, com utilização das palavras-chave: Atenção Primária; Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Educação Permanente, após análise dos conteúdos relacionados a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com base em artigos, revistas, livros, dissertações, dentre outras publicações.Como resultado temos que a Educação Permanente em saúde viabiliza e contribui para a formação dos profissionais de saúde, possibilitando elevar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde, e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são os eixos analisados nesta pesquisa, que proporcionam o desencadeamento deste
processo. Verificou-se que a Educação Permanente favorece o desenvolvimento individual e institucional, entre serviços e gestão setorial. Em contrapartida foram encontrados vários desafios que precisam ser sanados para que o programa de Educação Permanente a distância tenha qualidade e efetividade. Recomendam-se novos estudos que envolvam o tema proposto, elaboração de projetos que possam articular o processo nas instituições de saúde pública, bem como aporte financeiro governamental para investimentos em infraestrutura para a qualificação de docentes, e demais ações cabíveis que proporcionem aprimoramento da formação dos profissionais na modalidade a distância, e em consequência a melhoria na qualidade da assistência prestada aos usuários.

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Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Lourenço Silva V, Baptista Nespoli Z. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 2º de novembro de 2024];6(2):60-76. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/62