Atuação da equipe de enfermagem na prevenção de doenças crônicas

Autores

  • Maria Zildênia Oliveira Silva Enfermeira. Mestre em Gestão e Serviço em Saúde Aplicada a Decisão pela Universidade San Lorenzo, Assunção, Paraguai. Atua como Coach Life, Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Aluna concludente do curso de Pós-Graduação em Auditoria e Gestão de Saúde da Faculdade Integrada do Ceará – FIC em convênio com a Estácio de Sá.
  • Galba Freire Mota Administrador Público. Mestre em Engenharia pela UFSC/SC. Doutorando em Gestão-Ciência Aplicada à Decisão pela Universidade de Coimbra - Portugal. Gestor Hospitalar. Professor Orientador do curso de Pós- Graduação em Auditoria e Gestão de Saúde da Faculdade Integrada do Ceará – FIC em convênio com a Estácio de Sá.

Palavras-chave:

Enfermagem, Prevenção, Doenças Crônicas

Resumo

Os profissionais em enfermagem que atuam na prevenção de doenças crônicas merecem destaque nas atividades desenvolvidas no setor hospitalar, pois a partir da sua atuação humanizada pode contribuir para o bem-estar do paciente. Nesse sentido, a pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: qual a importância da atuação da enfermagem na prevenção de doenças crônicas? Assim, objetiva-se analisar importância da atuação da enfermagem na prevenção de doenças crônicas. A pesquisa desenvolvida é de revisão bibliográfica, a partir de dados secundários, ou seja, livros, revistas, artigos que tratam do tema em estudo. Ao final constatou-se que os enfermeiros possuem estratégias reais para atuar junto aos pacientes de modo que estes se sintam mais amparados e consigam seguir o tratamento, haja vista que com a doença e o tratamento muitas vezes os pacientes precisam mudar seus hábitos, tarefas que não são tão fáceis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Oliveira Silva MZ, Freire Mota G. Atuação da equipe de enfermagem na prevenção de doenças crônicas . Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 27º de abril de 2024];5(2):55-67. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/65

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.