TREINAMENTO BASEADO EM SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA USO DO CAPACETE ELMO
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.664Palavras-chave:
COVID-19, Respiração com Pressão Positiva, Ensino, Treinamento por Simulação.Resumo
Relatar a experiência da realização do treinamento profissional baseado em simulação realística para uso do capacete Elmo no manejo clínico de pacientes com Covid-19. Relato da experiência que contemplou as seguintes etapas: na primeira etapa foi realizada a apresentação das habilidades cognitivas. Durante a segunda etapa ocorreu a demonstração das habilidades psicomotoras com estações práticas do manuseio do sistema Elmo. Na terceira etapa, cada participante teve a oportunidade de treinar individualmente o manejo do Elmo. Já na quarta etapa aconteceu a estação prática simulada com o cenário clínico construído pelos facilitadores e o debriefing. Os treinamentos já beneficiaram mais de mil profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Ceará e de outros estados brasileiros. A inovação com o ensino em simulação para os profissionais da saúde é de grande valia no desenvolvimento de habilidades para o manejo do capacete Elmo.
Downloads
Referências
Fortaleza. Secretaria Municipal de Saúde. Informe Semanal COVID-19. [acesso em 2021 Ago. 20]. Disponível em: https://saude.fortaleza.ce.gov.br/images/coronavirus/PDFS/Informe-semanal-COVID-19-SE-12-2021-SMS-Fortaleza-CE_compressed.pdf
Holanda MA, Tomaz BS, Menezes DGA, Lino JA, Gomes GC. Desenvolvimento de um capacete para oferta de CPAP e oxigenoterapia com alto fluxo: ELMO 1.0. J. Bras. Pneumol. 2021; 47(2):1-3.
Merhy EE. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: Merhy EE, Onocko R. organizadora. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.
Lopes VPS, Cavalcante ML, Freitas JG, Soares FMM, Maia FTSR. Construção de conhecimentos e evidências científicas sobre o manejo de pacientes com o vírus Sars-Cov-2 Unidade de Terapia Intensiva. Int. J. Dev. Res. 2021; 11(5):47445-47454.
Santos WO. Simulação clínica como ferramenta de educação permanente aos enfermeiros do serviço pré-hospitalar móvel. [Dissertação de Mestrado]. Fortaleza: Universidade de Fortaleza; 2019.
Perez CFA, Tourinho FSV, Carvalho Júnior PM. Competências no processo de formação do enfermeiro para o cuidado ao envelhecimento: revisão integrativa. Texto & Contexto Enferm. 2016; 25(4):1-9.
Lima SF, D´Eça Junior A, Silva RAR, Pereira Júnior GA. Conhecimentos básicos para estruturação do treinamento de habilidades e da elaboração das estações simuladas. In: Pereira Júnior GA, Guedes HTV. organizadores. Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas. São Carlos: Cubo, 2021:53-81.
INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: facilitation. Clin. Simul. Nurs. [online]. 2016;12(Sup):S16-S20. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.09.005
Coppadoro Andrea, Benini A, Fruscio R, Verga L, Mazzola P, Bellelli G, et al. Helmet CPAP to treat hypoxic pneumonia outside the ICU: an observational study during the COVID-19 outbreak. Crit Care. 2021; 25(80):1-10.
Costa PQ, Alves AR, Santiago FR, Silva APS, Braquehais AR, Peixoto SLF. Impacto da Covid-19 nos indicadores de um comitê de ética em pesquisa. Cadernos ESP [online]. 2021 [citado 2021-08-21]; 15(1):25-30. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/523
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos ESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Accepted 2021-09-14
Published 2021-12-07