TREINAMENTO BASEADO EM SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA USO DO CAPACETE ELMO

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Francisco Rafael Pinheiro Dantas
José Batista Cisne Tomaz
Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro
Cleyton Carvalho Cândido
Julyana Gomes Freitas

Resumo

Relatar a experiência da realização do treinamento profissional baseado em simulação realística para uso do capacete Elmo no manejo clínico de pacientes com Covid-19. Relato da experiência que contemplou as seguintes etapas: na primeira etapa foi realizada a apresentação das habilidades cognitivas. Durante a segunda etapa ocorreu a demonstração das habilidades psicomotoras com estações práticas do manuseio do sistema Elmo. Na terceira etapa, cada participante teve a oportunidade de treinar individualmente o manejo do Elmo. Já na quarta etapa aconteceu a estação prática simulada com o cenário clínico construído pelos facilitadores e o debriefing. Os treinamentos já beneficiaram mais de mil profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Ceará e de outros estados brasileiros. A inovação com o ensino em simulação para os profissionais da saúde é de grande valia no desenvolvimento de habilidades para o manejo do capacete Elmo.

Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Pinheiro Dantas FR, José Batista Cisne Tomaz, Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro, Cleyton Carvalho Cândido, Gomes Freitas J. TREINAMENTO BASEADO EM SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA USO DO CAPACETE ELMO. Cadernos ESP [Internet]. 7º de dezembro de 2021 [citado 3º de outubro de 2022];15(2):42-7. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/664
Seção
Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Biografia do Autor

Francisco Rafael Pinheiro Dantas, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará - ESTÁCIO|CE. Especialista em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará - ESP.CE. Especialista em Gestão para Resultados GpR, pela ESP/CE. Especializando em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, Mestrando em Terapia Intensiva Adulto pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva - SOBRATI. Gerente do Centro de Simulação Realística da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará - CSR/ESP.CE. Fisioterapeuta do Hospital Municipal Dr Jõão Elisio Holanda UTI Covid e UTI Clinica Adulto. 

José Batista Cisne Tomaz, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1984), é Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (1993) , tem Mestrado em Gestão de Atenção Primária à Saúde pelo Instituto Superiore di Sanità - Roma, Itália (1995) e Mestrado em Educação para as Profissões de Saúde pela Universidade de Maastricht (2004), Holanda. Tem Doutorado em Educação para as Profissões de Saúde com ênfase em Educação à Distância, pela Erasmus University, Roterdam, Holanda (2013). Obteve em 2010 o Título de Especialista em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. 

Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Fisioterapia pelo Unifor. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Mestre em Educação em Saúde pela Unifor. Doutorado em Saúde Coletiva pela Associações ampla AAA- UECE- UFC- Unifor. Assistente Educacional em Simulação Realística da Escola de Saúde Pública do Ceará. 

Cleyton Carvalho Cândido, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduação em Ciências da Computação pela Faculdade Farias Brito (2009). Especialização em Educação a Distância pelo SENAC (2012). Mestrado em computação aplicada com ênfase em Informática Educativa (2020). Atualmente é Gerente do Núcleo de Educação a Distância / tutor da Escola de Saúde Pública do Ceará e Gerente de suporte técnico-administrativo / tutor da UFC - Universidade Federal do Ceará. 

Julyana Gomes Freitas, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Urgência e Emergência. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Graduação e Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (UNIFOR). Instrutora em Simulação Clínica e Realística (Leardal Medical e Area Training & Consulting). Assistente Educacional em Simulação Real´ística da Escola de Saúde Pública do Ceará. 

Referências

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