Análise da Produção Científica Sobre os Determinantes Sociais da Saúde

Autores

  • Aline de Souza Pereira Graduada em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva (Universidade de Fortaleza - UNIFOR), doutoranda em Saúde Coletiva (Associação Ampla UECE/UFC/UNIFOR) e docente do curso de graduação em Enfermagem (Faculdades Nordeste - FANOR).
  • Duana Karizia Moreira Soares Graduada em Enfermagem (Universidade de Fortaleza – UNIFOR). Rua Floriano Peixoto, 1318, Centro.
  • Karla Kellen Alves de Oliveira Graduada em Enfermagem (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
  • Lívia de Andrade Marques Graduada em Enfermagem (Universidade de Fortaleza - UNIFOR). Pós- Graduanda do curso de especialização em Saúde Coletiva (UNIFOR).
  • Deborah Pedrosa Moreira Graduada em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva (Universidade de Fortaleza - UNIFOR), doutoranda em Saúde Coletiva (Associação Ampla UECE/UFC/UNIFOR).
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Doutora em Enfermagem (Universidade Federal do Ceará - UFC), professora do curso de graduação em Enfermagem (UNIFOR) e docente do mestrado e doutorado em Saúde Coletiva (Associação ampla UECE/UFC/UNIFOR).

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Condições Sociais, Saúde Coletiva

Resumo

Com objetivo de analisar a tendência da produção científica sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS) segundo título, ano de publicação, autores, nome do periódico, área de conhecimento, sujeitos do estudo e principais resultados, realizou-se uma revisão integrativa da literatura brasileira. Esta abrangeu publicações sobre DSS, entre 1991 e 2011, a partir de busca na BIREME com a utilização dos descritores controlados: condições sociais; atenção primária à saúde; iniquidade social; saúde pública; promoção da saúde; e, os não controlados: estratégia saúde da família; determinantes sociais da saúde. Após o refino, 75 artigos constituíram-se como unidade analítica. Os resultados apontaram a predominância de uma prática intervencionista em detrimento da promotora de saúde na Estratégia Saúde da Família. A vinculação profissional e do serviço com a comunidade ainda é tênue e as ações intersetoriais são pontuais. A produção sobre DSS reflete o hiato que perdura entre o modelo curativo e o promotor de saúde, apesar da literatura sinalizar esforços da academia para a redução desta lacuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

1.
de Souza Pereira A, Karizia Moreira Soares D, Kellen Alves de Oliveira K, de Andrade Marques L, Pedrosa Moreira D, Jane Eyre de Souza Vieira L. Análise da Produção Científica Sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];7(2):40-52. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/83

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)