SEGURANÇA DO PACIENTE
AVALIAÇÃO EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1863Palavras-chave:
Segurança do paciente, Serviços de Atendimento de Emergência, Cultura OrganizacionalResumo
Analisar a Cultura de Segurança do Paciente em nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar no ano de 2023. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário adaptado do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), sendo sua estrutura dividida em 12 dimensões. Quanto ao preenchimento, obteve-se um total de 77% de respostas do total de colaboradores. Assim, destacaram-se com maior potencial: “Aprendizagem organizacional/melhoria contínua”, em que as respostas dos profissionais obtiveram uma média de 87,44%, seguida de “Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança (85,19%) e “Trabalho em equipe da unidade/serviço” (78,02%). Portanto, conclui-se que o instrumento tecnológico HSOPSC conquistou as respostas dos colaboradores pelo caminho que percorreu, alcançando os resultados para reforçar a cultura de segurança da organização, trazendo impactos positivos na vida da sociedade.
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Accepted 2024-04-04
Published 2024-09-13