SEGURANÇA DO PACIENTE

AVALIAÇÃO EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1863

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Serviços de Atendimento de Emergência, Cultura Organizacional

Resumo

Analisar a Cultura de Segurança do Paciente em nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar no ano de 2023.  Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário adaptado do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), sendo sua estrutura dividida em 12 dimensões. Quanto ao preenchimento, obteve-se um total de 77% de respostas do total de colaboradores. Assim, destacaram-se com maior potencial: “Aprendizagem organizacional/melhoria contínua”, em que as respostas dos profissionais obtiveram uma média de 87,44%, seguida de “Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança (85,19%) e “Trabalho em equipe da unidade/serviço” (78,02%). Portanto, conclui-se que o instrumento tecnológico HSOPSC conquistou as respostas dos colaboradores pelo caminho que percorreu, alcançando os resultados para reforçar a cultura de segurança da organização, trazendo impactos positivos na vida da sociedade.

 

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Biografia do Autor

Moniky Keuly Marcelo Rocha, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analista de Qualidade e Segurança do Paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Anna Karuza Nogueira Feitosa, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Auditoria de serviços em saúde pela Faveni. Analista de Qualidade e Segurança do paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Natália Paes Belo, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar pela Facuminas. Analista de Qualidade e Segurança do paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Fisioterapeuta UTI Neonatal MEAC/EBSERH.

Camila Peixoto de Lima Freire, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Acreditação Hospitalar.

Gerente de qualidade e segurança no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.

Cleide Maria Carneiro da Ibiapaba, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Gerente de qualidade e segurança das Unidades de Pronto atendimento

Referências

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

1.
Paiva J de SP, Rocha MKM, Feitosa AKN, Belo NP, Alves JSM, Freire CP de L, Ibiapaba CMC da. SEGURANÇA DO PACIENTE: AVALIAÇÃO EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO. Cadernos ESP [Internet]. 13º de setembro de 2024 [citado 13º de outubro de 2024];18(1):e1863. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1863
Received 2024-01-26
Accepted 2024-04-04
Published 2024-09-13

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