IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE CUIDADORES DE PACIENTES EM CUIDADOS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1864Palavras-chave:
Educação em Saúde, Cuidador, Segurança do PacienteResumo
Capacitar, com conhecimentos teóricos e práticos, cuidadores informais de pacientes em condições especiais para o aperfeiçoamento das suas atividades diárias. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada nos anos de 2021 e 2023, em uma unidade de transição de cuidados localizada no Estado do Ceará, sobre a implantação do “Curso de Cuidadores de Pacientes em Cuidados Especiais”. A população do estudo foi composta por todos os cuidadores de pacientes admitidos na instituição e a amostra se deu por todos os cuidadores maiores de 18 anos e com a escolaridade mínima de alfabetização completa, resultando em 81 pessoas aptas a participar do curso. Ao todo, no período de 18 meses, 81 cuidadores foram certificados com carga horária de 40 horas, sendo preenchidas 80% das vagas ofertadas. O curso desempenhou um papel crucial no aprimoramento técnico, crítico e social dos participantes.
Downloads
Referências
Gheno J, Weis AH. Transição do cuidado na alta hospitalar de pacientes adultos: revisão integrativa de literatura. Text Cont Enferm [Internet]. 2021 [citado 2024-01-25];30:e20210030. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/dv94cDSg3T9BFMBfTBf4Tpj/abstract/?lang=pt.
Raquel MLSVR. Processo de desospitalização e atenção domiciliar no Brasil e seus fatores associados. Research Society and Development [Internet]. 2023 [citado 2024-01-25];12(4):e0612440793. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/40793/33313/436766. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.40793
Rocha JPR. Efeito da capacitação dos cuidadores informais sobre a qualidade de vida de idosos com déficit de autocuidado. Ciên Saúde Col[Internet]. 2009 [citado 2024-01-24];16(7). Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/K4PSZk4smpLtHZNRnQLYTHF/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Alguns%20estudos%20mostram%20que%20o,poder%20cuidar%20de%20si%20mesmos.
Sato DM, Teston EF, Andrade GKS, Marcon SS, Giacon-Arruda BCC, Silva JL, et al. Preparing caregivers for dehospitalization of technology-dependent patients: perspective of Home Care professionals. Rev Rene [Internet]. 2022 [citado 2024-01-24];23:e78658. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/rene/v23/1517-3852-rene-23-e78658.pdf. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222378658
Borges LACT, Almeida, RGS, Barboza, ES, Arruda, GO. Treinamento por simulação de cuidadores na alta hospitalar do paciente com doenças crônicas: revisão integrativa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2023 [citado 2024-01-25];76(6):e20230043. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/6SCKVBcFYPS3Cq4BFDBKp6J/?format=pdf&lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2023-0043pt
Ramos CATR, Oliveira NILO. Programa de apoio a cuidadores: uma ação terapêutica e preventiva na atenção à saúde dos idosos. Psicol. USP [Internet]. 2002 [citado 2024-01-15]; 13(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/RFF7wvkQ7ShzXcV4pQYrLVc/#. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000100007
Coelho MO, Jorge MSB. Tecnologia das relações relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciênc Saúde Col [Internet]. 2009 [citado 2024-01-20];14 (suppl 1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/F8cMBSY8RtNZw3349gRrLqR/#. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000800026
Freire ACO. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da biologia [Internet] Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2013 [citado 2024-01-20]. 51p. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=76962.
Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologia ativas de ensino-aprendizagem:revisão integrativa. SANARE - Rev Pol Públicas [Internet]. 2016[citado 2024-01-20];15(2). Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049.
Ferreira da Silva G, Lubich Medeiros de Figueiredo C. Jogos didáticos como instrumento pedagógico para a educação permanente em saúde na atenção primária. Cadernos ESP [Internet]. 2023 [citado 2024-01-10];17(1):e1616. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1616. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1616
Silva MRD. A utilização dos recursos visuais e audiovisuais como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem [Internet]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2019 [citado 2024-01-20]. 29p. Disponível em: https://antigo.monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/10437/5/UtilizacaoRecursosVisuaisAuxiliamEnsino_Silva_2019.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.
Teo CRPA, Borsoi AT, Ferretti F. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação [Internet]. 2019 [citado 2024-01-25];42(3):486–95. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29602. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602
Nogueira DL. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. Sanare [Internet]. 2022 [citado 2024-03-08];21(2):101-109. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1669/842. Acesso em: 08 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos ESP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Accepted 2024-03-12
Published 2024-09-13