JOGOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1616

Palavras-chave:

Educação Continuada, Jogos e Brinquedos, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência de residentes em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará na utilização de jogos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem sobre imunização aplicada aos profissionais da saúde que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família de Limoeiro do Norte, Ceará. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, em que  foram aplicados dois tipos de jogos, um tabuleiro e quebra-cabeça, através de uma capacitação em forma de oficina prática, com duração média de seis horas cada, de maio a outubro de 2022. A amostra foi composta por 178 profissionais da saúde, sendo a maioria do sexo feminino e de nível médio de escolaridade. Os resultados foram positivos, constituindo-se uma ferramenta que desperta a atenção e a participação ativa dos sujeitos através do entretenimento, possibilitando um aprendizado mais efetivo quando comparado ao método de ensino tradicional e expositivo.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

1.
Ferreira da Silva G, Lubich Medeiros de Figueiredo C. JOGOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Cadernos ESP [Internet]. 27º de dezembro de 2023 [citado 22º de fevereiro de 2024];17(1):e1616. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1616

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2023-04-24
Accepted 2023-09-11
Published 2023-12-27