JOGOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v17i1.1616Palavras-chave:
Educação Continuada, Jogos e Brinquedos, Tecnologia EducacionalResumo
Objetiva-se relatar a experiência de residentes em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará na utilização de jogos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem sobre imunização aplicada aos profissionais da saúde que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família de Limoeiro do Norte, Ceará. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, em que foram aplicados dois tipos de jogos, um tabuleiro e quebra-cabeça, através de uma capacitação em forma de oficina prática, com duração média de seis horas cada, de maio a outubro de 2022. A amostra foi composta por 178 profissionais da saúde, sendo a maioria do sexo feminino e de nível médio de escolaridade. Os resultados foram positivos, constituindo-se uma ferramenta que desperta a atenção e a participação ativa dos sujeitos através do entretenimento, possibilitando um aprendizado mais efetivo quando comparado ao método de ensino tradicional e expositivo.
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Accepted 2023-09-11
Published 2023-12-27