ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1866

Palavras-chave:

Acidentes por quedas, Serviços médicos de emergência, Segurança do Paciente

Resumo

Realizar ciclos de melhorias para prevenção de quedas em uma Unidade de Pronto Atendimento. Estudo experimental, do tipo antes e depois, quanti-qualitativo, no período de março de 2022 a março de 2023. Para coleta de dados, foi utilizado um instrumento denominado caminhada de segurança. Na comparação entre 2022 e 2023, identificou-se o aumento de 61% para 83% de conformidade geral aos requisitos da caminhada; na realização da avaliação do risco de quedas na admissão, passamos de 0% para 80%; na realização da avaliação diária do risco, evoluímos de 0% para 100%; na sinalização para o risco de queda, evoluímos de 0% para 100%; quanto ao ambiente próximo ao paciente livre de obstáculos, iluminado e piso seco, mantivemos 100%. As melhorias implantadas no serviço foram além do protocolo de prevenção de quedas, por meio de práticas inseridas na rotina.

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Biografia do Autor

Moniky Keuly Marcelo Rocha, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analista de Qualidade e Segurança do Paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Camila Peixoto de Lima Freire, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Acreditação Hospitalar.

Gerente de qualidade e segurança no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.

Jamile de Souza Pacheco Paiva, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Auditoria de serviços em saúde pelo CEQUALE. Analista de Qualidade e Segurança do Paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Anna Karuza Nogueira Feitosa, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Especialista em Auditoria de serviços em saúde pela Faveni. Analista de Qualidade e Segurança do paciente no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Jamille Soares Moreira Alves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). MBA em Economia e Avaliação e Tecnologia em Saúde - FECS/HAOC. Assessora Técnica Pesquisa no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Fisioterapeuta UTI Neonatal MEAC/EBSERH.

Talyta Martins Neves, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Fortaleza/CE - Brasil.

Enfermeira UECE/2018

Mestre em Saúde Coletiva UECE/202.

Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva HGF/2020.

Analista de Educação Permanente UPAS/ISGH.

Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Universidade do Rio Grande do Norte, Natal/CE - Brasil.

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde UFRN e Docente do PPGQUALISAÚDE UFRN.

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

1.
Marcelo Rocha MK, Peixoto de Lima Freire C, de Souza Pacheco Paiva J, Nogueira Feitosa AK, Soares Moreira Alves J, Martins Neves T, Teixeira Xavier Nobre T. ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. Cadernos ESP [Internet]. 13º de setembro de 2024 [citado 7º de outubro de 2024];18(1):e1866. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1866
Received 2024-01-26
Accepted 2024-04-04
Published 2024-09-13

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