ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1866Palavras-chave:
Acidentes por quedas, Serviços médicos de emergência, Segurança do PacienteResumo
Realizar ciclos de melhorias para prevenção de quedas em uma Unidade de Pronto Atendimento. Estudo experimental, do tipo antes e depois, quanti-qualitativo, no período de março de 2022 a março de 2023. Para coleta de dados, foi utilizado um instrumento denominado caminhada de segurança. Na comparação entre 2022 e 2023, identificou-se o aumento de 61% para 83% de conformidade geral aos requisitos da caminhada; na realização da avaliação do risco de quedas na admissão, passamos de 0% para 80%; na realização da avaliação diária do risco, evoluímos de 0% para 100%; na sinalização para o risco de queda, evoluímos de 0% para 100%; quanto ao ambiente próximo ao paciente livre de obstáculos, iluminado e piso seco, mantivemos 100%. As melhorias implantadas no serviço foram além do protocolo de prevenção de quedas, por meio de práticas inseridas na rotina.
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Accepted 2024-04-04
Published 2024-09-13