ELMOTERAPIA

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE

Autores

  • José Edmilson Silva Gomes Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0688-2254
  • Andréa Stopiglia Guedes Braide Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0001-6705-5717
  • Sheila Márcia de Araújo Fontenele Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0003-4266-2611
  • Francisco Rafael Pinheiro Dantas Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde-CEDES/Centro de Simulação Realística-CSR https://orcid.org/0000-0002-9438-6500
  • Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0003-1784-7446

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.662

Palavras-chave:

Ventilação Não Invasiva, Tecnologia, Educação em Saúde, COVID-19, Simulação Realística

Resumo

O objetivo geral deste relato é compartilhar a experiência de educadores da Escola de Saúde Pública do Ceará na transmissão, à beira leito, do manejo adequado de novo dispositivo para ventilação não invasiva – Capacete ELMO 1.0 –, através da metodologia ativa dita simulação realística com debriefing. Os treinamentos habilitaram enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e engenheiros clínicos e ocorreram entre dezembro de 2020 a julho de 2021, capacitando mais de 1000 profissionais do Ceará e de outros estados, até países do Mercosul. Embasada pelas falas dos profissionais treinados, a simulação realística com debriefing promoveu: conhecimento da nova tecnologia, treinamento de habilidades e avaliação atitudinal para a práxis da Elmoterapia e alcançou os seguintes pilares de aprendizagem: excelência do cuidado, segurança centrada na pessoa, interdisciplinaridade e sustentabilidade. Como externalidade positiva, podemos citar a construção contínua e colaborativa de uma comunidade de práticas formada pelos profissionais de saúde treinados.

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Referências

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

1.
Gomes JES, Braide ASG, Fontenele SM de A, Dantas FRP, Pinheiro CPO. ELMOTERAPIA: SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE. Cadernos ESP [Internet]. 7º de dezembro de 2021 [citado 4º de novembro de 2024];15(2):32-6. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/662
Received 2021-08-25
Accepted 2021-09-23
Published 2021-12-07

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