ELMOTERAPIA

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE

Autores

  • José Edmilson Silva Gomes Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0688-2254
  • Andréa Stopiglia Guedes Braide Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0001-6705-5717
  • Sheila Márcia de Araújo Fontenele Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0003-4266-2611
  • Francisco Rafael Pinheiro Dantas Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde-CEDES/Centro de Simulação Realística-CSR https://orcid.org/0000-0002-9438-6500
  • Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde – CEATS https://orcid.org/0000-0003-1784-7446

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.662

Palavras-chave:

Ventilação Não Invasiva, Tecnologia, Educação em Saúde, COVID-19, Simulação Realística

Resumo

O objetivo geral deste relato é compartilhar a experiência de educadores da Escola de Saúde Pública do Ceará na transmissão, à beira leito, do manejo adequado de novo dispositivo para ventilação não invasiva – Capacete ELMO 1.0 –, através da metodologia ativa dita simulação realística com debriefing. Os treinamentos habilitaram enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e engenheiros clínicos e ocorreram entre dezembro de 2020 a julho de 2021, capacitando mais de 1000 profissionais do Ceará e de outros estados, até países do Mercosul. Embasada pelas falas dos profissionais treinados, a simulação realística com debriefing promoveu: conhecimento da nova tecnologia, treinamento de habilidades e avaliação atitudinal para a práxis da Elmoterapia e alcançou os seguintes pilares de aprendizagem: excelência do cuidado, segurança centrada na pessoa, interdisciplinaridade e sustentabilidade. Como externalidade positiva, podemos citar a construção contínua e colaborativa de uma comunidade de práticas formada pelos profissionais de saúde treinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Pires Brito, SB., Braga, IO., Cunha, CC., Palácio, MAV., & Takenami, I. (2020). Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa Em Debate, 8(2), 54-63. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531

Palácio, MAV., & Takenami, I. (2020). Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillan ce under Debate: Society, Science & Technology) – Visa Em Debate, 8(2), 10-15. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01530

Holanda MA, Tomaz BS, Menezes DGA, Lino JA, Gomes GC. ELMO 1.0: a helmet interface for CPAP and high-flow oxygen delivery. J Bras Pneumol. 2021;47(3):e20200590

Ceará. Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. Criado no Ceará, capacete Elmo reduz em 60% necessidade de internação em leitos de UTI. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2020/11/05/criado-no-ceara-capacete-elmo-recupera-pacientes-com-covid-19-e-reduz-em-60-necessidade-de-internacao-em-uti/>. Acesso em: 30 julho de 2021.

Albuquerque, Paulo Peixoto de. Ensino na saúde em tempos de covid-19: uma relação necessária. Revista saberes plurais: educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (ago. 2020), p. 11-21, 2020.

Ceará. Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Projeto Político-Pedagógico. Disponível em: <https://www.egp.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/8/2021/06/PPP-EGPCE.pdf>.

Kaneko RMU, Lopes MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. DOI: http:// dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018015703453

Valorie MacKenna, Desiree A. Díaz, Susan K. Chase, Carrie J. Boden, Victoria Loerzel. Self-debriefing in healthcare simulation: An integrative literature review, Nurse Education Today, Volume 102, 2021. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104907.

Publicado

07-12-2021

Como Citar

1.
Gomes JES, Braide ASG, Fontenele SM de A, Dantas FRP, Pinheiro CPO. ELMOTERAPIA: SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE. Cadernos ESP [Internet]. 7º de dezembro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];15(2):32-6. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/662
Received 2021-08-25
Accepted 2021-09-23
Published 2021-12-07

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)