ELMOTERAPIA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE

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José Edmilson Silva Gomes
Andréa Stopiglia Guedes Braide
Sheila Márcia de Araújo Fontenele
Francisco Rafael Pinheiro Dantas
Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro

Resumo

O objetivo geral deste relato é compartilhar a experiência de educadores da Escola de Saúde Pública do Ceará na transmissão, à beira leito, do manejo adequado de novo dispositivo para ventilação não invasiva – Capacete ELMO 1.0 –, através da metodologia ativa dita simulação realística com debriefing. Os treinamentos habilitaram enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e engenheiros clínicos e ocorreram entre dezembro de 2020 a julho de 2021, capacitando mais de 1000 profissionais do Ceará e de outros estados, até países do Mercosul. Embasada pelas falas dos profissionais treinados, a simulação realística com debriefing promoveu: conhecimento da nova tecnologia, treinamento de habilidades e avaliação atitudinal para a práxis da Elmoterapia e alcançou os seguintes pilares de aprendizagem: excelência do cuidado, segurança centrada na pessoa, interdisciplinaridade e sustentabilidade. Como externalidade positiva, podemos citar a construção contínua e colaborativa de uma comunidade de práticas formada pelos profissionais de saúde treinados.

Detalhes do artigo

Como Citar
1.
Gomes JES, Braide ASG, Fontenele SM de A, Dantas FRP, Pinheiro CPO. ELMOTERAPIA: SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE. Cadernos ESP [Internet]. 7º de dezembro de 2021 [citado 10º de agosto de 2022];15(2):32-6. Disponível em: //cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/662
Seção
Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

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