O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita. O conteúdo dos artigos submetidos para publicação não deve ter sido publicado anteriormente ou simultaneamente submetido a qualquer outro periódico;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB);
  • As referências utilizadas estão em acordo com regras Vancouver, seguindo padrões internacionais;
  • O texto segue as normas de Apresentação dos Manuscritos;
  • As instruções para assegurar Revisão Cega por Pares foram seguidas. (Enviar arquivos com e sem identificação);
  • Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo. (Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa);
  • Os autores devem ter participado da preparação dos artigos, para que possam assumir a responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Para se qualificar como autor, ele deve ter participado da concepção, projeto, análise ou interpretação dos dados, ou ter escrito o artigo ou participado da revisão crítica e aprovação da versão a ser publicada;
  • A detecção de plágio implica a exclusão imediata do sistema de avaliação;
  • Autores e autoras leram e concordam com a declaração de direitos autorais.

Eixos: 

  • Educação;
  • Saúde Pública/Coletiva;
  • Tecnologias e Inovação.

 

Editorial: 

Texto sobre um assunto de interesse para o momento histórico ou a produção de conhecimento com repercussão para Educação, Saúde Pública/Coletiva, Tecnologias e Inovações e suas interfaces. Pode conter até duas páginas, incluindo até quatro referências, se houver.

Artigos Originais:(Template)

Estudos originais que agregam novas informações à Saúde Pública/Coletiva e suas interfaces. Incluídos nesta categoria os ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, transversais, ecológicos, experimentais ou quase-experimentais, prevalência, incidência, estudos de precisão, relatos de casos (case reports), estudos de caso, avaliação de programas e políticas públicas, análise de custo-efetividade, análise de decisão, estudos de avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional e os mais variados estudos qualitativos. Os artigos originais devem conter no máximo 12 páginas, incluindo resumos e referências com ênfase nos resultados e discussões. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 30), com no máximo 7 autores.

Revisão:(Template)

Usar métodos sistemáticos e critérios explícitos de identificação, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Nesta categoria estão incluídas as revisões sistemáticas (com e sem meta-análises), revisão integrativa e revisão de escopo. Os protocolos de revisão devem ser registrados no Prospero (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), ou disponibilizados em algum site de livre acesso, além de serem obrigatórios os protocolos guias para cada tipo de revisão (https://www.equator-network.org/). O artigo deve conter no máximo 18 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 50), com no máximo 6 autores.

Reflexão:(Template)

Formulação discursiva em profundidade, focalizando um conceito ou construto teórico da Saúde Pública/Coletiva ou área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos ou práticos. O artigo deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 10), com no máximo 4 autores.

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica:(Template)

Estudo que descreve situações práticas em saúde e/ou de inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão), estratégias de intervenção e avaliação da sua eficácia, de interesse para o desempenho e qualificação profissional. Deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumos e referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (no máximo 10), com no máximo 5 autores. 

Imagens Clínicas:(Template)

Tem como objetivo apresentar imagem(ns) clínica(s) com descrição do(s) caso(s), dados clínicos e análise da imagem. Corpo do texto deve conter resumo de até 300 palavras, em português, inglês e espanhol. Com até cinco imagens. Referências (no máximo 3). Máximo 4 autores. Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto. (Saiba mais)

Fotografias:(Template)

Analisar os sentidos que apresenta a(s) fotografia(s) com narrativas, tempo e espaço que descrevam situações práticas em saúde pública/coletiva e/ou de inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão). Corpo do texto deve conter resumo de até 300 palavras, em português, inglês e espanhol. Com até cinco imagens. Referências (no máximo 3). No máximo 4 autores. Devem estar em alta resolução (300 dpi), em JPG ou PNG, com no mínimo 8 cm de largura, em arquivos separados do texto. (Saiba mais)

Comunicações Breves: 

Esta categoria de artigos é particularmente adequada para a divulgação de resultados preliminares de projetos de pesquisa cuja relevância para a Saúde Pública recomende sua imediata publicação; resultados obtidos por estudos de campo ou por levantamentos de dados secundários envolvendo pequena complexidade metodológica e elenco restrito de variáveis, com hipóteses inéditas de relevância para a Saúde Pública/Coletiva e áreas afins. O artigo deve conter no máximo 3 páginas, incluindo referências. O corpo do artigo é dividido: Resumo (não poderá exceder 100 palavras), Introdução, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências (no máximo 10), feito somente por um autor.

Entrevistas: 

Depoimentos de personalidades ou especialistas da área visando tanto o resgate da história da Saúde Pública/Coletiva quanto à atualização de temas de interesse da revista. Máximo de uma página.

Carta ao Editor: 

No máximo de uma página.

Resposta do autor: 

No máximo de 250 palavras.


A Revista publica contribuições espontâneas que se enquadram em sua política editorial e artigos de especialistas redigidos mediante solicitação. A convite dos editores, a Cadernos ESP pode assim publicar:

Dossiers: 

Textos em forma de ensaios ou analíticos resultantes de estudos ou investigações originais sobre temática indicada pelos editores e a seu pedido;

Editoriais: 

  • Textos temáticos sob responsabilidade dos editores ou pesquisadores convidados (até 2.000 palavras);

    • Comentários curtos, notícias e resenhas de livros publicados de interesse da área, a pedido do conselho editorial.