O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapassem 2MB)
  • As referências utilizadas estão em acordo com regras Vancouver, seguindo padrões internacionais. (http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/about/submissions)
  • O texto segue as normas de Apresentação dos Manuscritos (http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/about/submissions); as figuras, gráficos e tabelas (somando no máximo 5) estão inseridas no final do documento na forma de anexos como .PNG, com pelo menos 300 dpis de resolução;
  • As instruções para assegurar Revisão Cega por Pares foram seguidas. (Enviar arquivos com e sem identificação)
  • Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo. (Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa)
  • Caso se aplique, foi obtida permissão para o uso de material protegido por direitos de autor. (Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa)
  • Autores e autoras leram e concordam com a declaração de direitos autorais. (Declaração de Cessão de Direitos Autorais: https://drive.google.com/file/d/1fj6Ov6MbqPc4FnsiTvkGflsoE9ATJsj9/view?usp=sharing)

Diretrizes para Autores

  • Polí­tica Editorial

Cadernos ESP é uma publicação cientí­fica semestral da Escola de Saúde Pública do Ceará. Trata-se de um instrumento de difusão técnica e cientí­fica de caráter inter e multidisciplinar no campo da Saúde Coletiva e tem por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces.
Cadernos ESP está normalizado de acordo com o International Commite of Medical Journal Editors (estilo Vancouver) disponível em http://www.icmje.org.
Os artigos apresentados devem destinar-se exclusivamente ao periódico Cadernos ESP, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado. A submissão simultânea de um artigo cientí­fico a mais de um periódico constitui grave falta de ética do autor. Os artigos publicados representam a opinião dos autores e não refletem obrigatoriamente a Polí­tica oficial da Escola de Saúde Pública do Ceará, do corpo editorial do periódico Cadernos ESP, e da instituição à qual o autor é filiado, a menos que seja declarada e documentada claramente.
Os manuscritos publicados são de propriedade do periódico Cadernos ESP, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos, seja no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Editoria cientí­fica.
Os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial do periódico Cadernos ESP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação.
Seguindo os conceitos éticos da Conselho Nacional de Saúde (CNS), resolução 466/2012 (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), o autor deve mencionar em seu manuscrito a aprovação segundo da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Conselho Nacional de Saúde (CNS), ou algum Órgão de igual equivalência, quando a pesquisa vier de outro paí­s.
Por estarmos na área da saúde adotamos os requerimentos da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas, sobre ensaios clí­nicos, estes devem estar cadastrados no Registro Brasileiro de Ensaios clí­nicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/).
Nós também aderimos os padrões internacionais para publicação de pesquisa responsável desenvolvidas pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE) (http://publicationethics.org/international-standards-editors-and-authors) que se destina a autores e editores.
Além, de também, estarmos de acordo com as normas de pesquisas com animais expedidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), reslução nº 32/16 (http://twixar.me/941n), que versa sobre integridade e boas práticas na produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa, tendo como base modelos éticos internacionais.
O conteúdo eletrônico do periódico Cadernos ESP está sob a licença CC BY-NC Creative Commons (Atribuição-Não Uso Não-Comercial). Adotamos, também, um sistema antiplágio, no caso de constatados plágios o manuscrito será encaminhado para o Conselho Editorial (acessorado pela Procuradoria Jurí­dica da Escola de Saúde Pública do Ceará) e a publicação do manuscrito será suspensa por tempo indeterminado, ficando a critério do Conselho as penalidades aplicadas.

Apresentação dos Manuscritos

A formatação do texto deve seguir os seguintes padrões: seguir modelo disponível no site e estar em formato Microsoft Word (doc, docx) ou OpenOfficE, utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, parágrafo com alinhamento justificado e com espaçamento entre linhas de 1,5. (Exemplos disponibilizados utilizando o Word)

  • Tí­tulo: Negrito, tamanho 16, Alinhamento Centralizado; (Contendo no máximo 60 caracteres sem espaço)
  • Autores: (2 espaços simples após o tí­tulo) Itálico, tamanho 12, Alinhamento a Direita, como nota de rodapé adicionar (Caso haja) [ATENÇÃO: CADA TIPO DE SUBMISSÃO POSSUI UMA QUANTIDADE MÁXIMA DE AUTORES COMO DESCRITO NAS POLÍTICAS DE CADA SEÇÃO];
  • Subtí­tulos (Resumo, Introdução, Metodologia...): Negrito, tamanho 14, Alinhamento a Esquerda;
  • Resumo: Português/Inglês/Espanhol (A revista segue um padrão de internacionalização e vêm sendo indexada e armazenada em bancos de dados nacionais e internacionais, como forma de atender a isso solicitamos que sejam enviados resumos nas três linguas solicitadas). O resumo deverá conter de 150 a 200 palavras em cada um dos idiomas, apresentando: objetivo da pesquisa, metodologia adotada, principais resultados e as conclusões. Deverão ser destacados os novos e mais importantes aspectos do estudo (se artigo original, artigo de revisão ou relato de experiência). Os resumos em inglês e espanhol são de responsabilidade dos autores.
  • Palavras-Chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras, que representem o assunto abordado no manuscrito. Serão utilizados na indexação do texto e devem constar na base da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS http://pesquisa.bvsalud.org/portal/decs-locator/?lang=pt), separados entre si por ponto-e-ví­rgula;
  • Introdução: Deve apresentar claramente o propósito do estudo, o contexto e a justificativa, apoiados em referências pertinentes ao objetivo do manuscrito, explicitado no final da introdução. Não deve mencionar resultados ou conclusões do estudo;
  • Metodologia: descrição resumida dos métodos, técnicas e materiais (quando for o caso) empregados na pesquisa. Técnicas padronizadas não precisam ser descritas em detalhes. Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos e aprovada por comitê de ética, quando envolver seres humanos;
  • Resultados: descrição dos dados obtidos na investigação, apresentados em uma sequência lógica, necessários para sustentar as conclusões da pesquisa. A seção pode ser dividida em subseções, cada uma com um subtí­tulo. Não repetir no texto todos os dados contidos em tabelas e ilustrações.
  • Discussão: deve limitar-se à importância das novas informações, relacionando-as ao conhecimento já existente. Somente citações indispensáveis devem ser incluídas.
  • Conclusões/Considerações: devem ser apresentadas de forma clara e concisa.
  • Referências: Devem ser apresentadas somente as citações que constam no texto, sendo referenciadas e organizadas conforme a norma Vancouver (http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html, em português, ou http://www.icmje.org, em inglês). Resultados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências.
  • NÃO USAR rodapé/notas/espaçamento entre parágrafos.
  • Citação de Referência: numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos sobrescritos e antes da pontuação necessária, sem a identificação do autor e ano, e sem uso de parênteses. Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (ex: 1-3); quando intercalados, use ví­rgula (ex: 1,3,5). Quando a citação for direta, deve acrescer o número da página (ex.: 4:54);
  • Referências¹: Devem ser apresentadas somente as citações que constam no texto, sendo referenciadas e organizadas conforme a norma Vancouver. Para mais esclarecimentos, consultar http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (em português) ou http://www.icmje.org (em inglês). Sempre que possí­vel incluir o DOI do documentado citado. Resultados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências.
  • Abreviaturas e sí­mbolos: Não deve conter abreviações no tí­tulo e no resumo. Os termos por extenso aos quais as abreviações correspondem devem preceder sua primeira utilização no texto, a menos que sejam unidades de medidas padronizadas;
  • Aspectos Éticos: nas pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão deixar claro que as mesmas atenderam à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) deve ser encaminhado sob a forma de documento digitalizado via Transferência de Manuscrito (Etapa 2 da submissão do artigo);
  • Agradecimentos: deve ser breve e citar pessoas, bolsas, projetos e apoio recebido de organismos de fomento. Os nomes de organizações de financiamento devem ser escritos integralmente. Esta seção é opcional.

Antes do processo de submissão, recomenda-se a revisão cuidadosa do manuscrito a ser publicado para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da CadernosESP.

Critérios por Classe do Manuscrito

Artigos Originais

Manuscrito de no máximo 15 páginas, que contenha estudo original que agregue, novas informações sobre os conteúdos abordados pela revista, tais quais, ensaios clínicos randomizados, estudos caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de previsão, estudos de caso, transversais, ecológicos, experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas e Polí­ticas públicas, análise de custo-efetividade, análise de decisão, estudos de avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional, e os mais variados estudos qualitativos. Que contenha em seu corpo: Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (No máximo 50), com no máximo 7 autores.

Artigos de Revisão

Manuscrito de no máximo 20 páginas, que utilize métodos sistemáticos e critérios explícitos de identificação, produzido uma reflexão crí­tica de relevância para a pesquisa. Aqui se enquadram, revisão sistemática (com e sem meta-analises), revisão integrativa e revisão de escopo. Os protocolos de revisão devem ser registrados no Prospero (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), ou disponibilizados em algum site de livre acesso, além de serem obrigatórios os protocolos guias para cada tipo de revisão (https://www.equator-network.org/).  Que contenha em seu corpo: Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (No máximo 50), com no máximo 6 autores.

Artigos Reflexivos

Manuscrito de no máximo 20 páginas, que utilize métodos sistemáticos e critérios explícitos de identificação, produzido uma reflexão crí­tica de relevância para a pesquisa. Aqui se enquadram, revisão sistemática (com e sem meta-analises), revisão integrativa e revisão de escopo. Os protocolos de revisão devem ser registrados no Prospero (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), ou disponibilizados em algum site de livre acesso, além de serem obrigatórios os protocolos guias para cada tipo de revisão (https://www.equator-network.org/).  Que contenha em seu corpo: Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (No máximo 50), com no máximo 6 autores.

Relatos de Experiência

Manuscrito de no máximo 10 páginas. Descrição de alguma situação prática na saúde pública ou áreas afins, traçando as estratégias de intervenção e seus resultados, de interesse para a qualificação profissional. Que contenha em seu corpo: Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências (No máximo 10), com no máximo 5 autores.

Comunicações Breves

Manuscrito de 3 páginas, contendo corpo de texto e referências (No máximo 10), feito por 1 (um) autor

Esta categoria de artigos é particularmente adequada para a divulgação de:
a) resultados preliminares de projetos de pesquisa cuja relevância para a Saúde Pública recomende sua imediata publicação;
b) resultados obtidos por estudos de campo ou por levantamentos de dados secundários envolvendo pequena complexidade metodológica e elenco restrito de variáveis, mas que mostrem alta relevância para a Saúde Pública;
c) hipóteses inéditas de relevância para a Saúde Publica.
A apresentação das comunicações breves deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, exceto pelo resumo, que não deverá ser estruturado e que não poderá exceder 100 palavras.

Cartas ao Editor

Máximo de 1 página.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Direitos Autorais

  1. Autores e autoras conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CC BY-NC Creative Commons (Atribuição-Não Uso Não-Comercial) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Junto ao envio do Manuscrito os Autores devem enviar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
  3. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capí­tulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  4. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto depois do processo editorial.