ACESSO À REDE PÚBLICA DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS MÃES DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UNIDADES DE PSF DO CEARÁ

Autores

  • Márcia Maria Tavares Machado Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Comunitária do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC.
  • Glória da Conceição Mesquita Leitão Enfermeira. Doutora em Saúde Pública, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Estudos de Avaliação, Qualidades dos Cuidados de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Programa Saúde da Famí­lia

Resumo

A pesquisa teve por objetivo descrever, na ótica das mães, como se processa o acesso das crianças menores de dois anos às Unidades de Saúde e o acolhimento inicial pelo servidor de saúde. Estudo com abordagem qualitativa. foram entrevistadas 18 mães, no Município de Fortaleza-CE. Apesar da facilidade de acesso da população à Unidade de Saúde, graças à proximidade geográfica de suas casas, ainda ouvimos reclamações das usuárias que levam seus filhos menores à Unidade. O limitado número de profissionais contratados e o reduzido número de fichas para consultas com médicos e enfermeiros foram considerados inadequados. Algumas mães reconhecem a assistência humanizada e o acolhimento dos profissionais como motivadores do retorno ao serviço. Concluímos que o acesso e o acolhimento propiciado ao usuário são elementos fundamentais para a avaliação da qualidade dos serviços de saúde do Programa Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2019

Como Citar

1.
Tavares Machado MM, Mesquita Leitão G da C. ACESSO À REDE PÚBLICA DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS MÃES DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UNIDADES DE PSF DO CEARÁ. Cadernos ESP [Internet]. 12º de setembro de 2019 [citado 26º de abril de 2024];2(1):37-45. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/10