AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E ADESÃO DE ESTUDANTES À VACINA HPV EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO CEARÁ

Autores

  • Ana Brígida Ferreira Moura
  • Andréa Bessa Teixeira

Palavras-chave:

Atenção primária à Saúde, Imunização, Papillomaviridae, Neoplasias do Colo do Útero

Resumo

O câncer de colo do útero trata-se de uma patologia responsável pela morte de centenas de mulheres por ano e sua ocorrência tem sido associada à infecção pelo HPV. A vacina representa a forma mais eficaz de prevenção ao vírus. Portanto, faz-se necessário investigar o conhecimento e adesão de crianças e adolescentes à imunização para que seja possível avaliar novas estratégias de conscientização. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada através de um questionário constituído de sete questões, aplicado a 205 estudantes com faixa etária de 9 a 14 anos em uma escola pública no município de Canindé-CE. Os dados do estudo demonstraram, quanto ao perfil da amostra, que 63,78% dos participantes são do sexo feminino, 42,70% estão na faixa etária de 13 a 14 anos e 69,19% afirmaram ter utilizado pelo menos uma dose. Em conclusão, é necessário ressaltar a importância da divulgação das campanhas nas escolas de ensino fundamental, assim como a realização de ações para promoção de educação em saúde junto à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Brígida Ferreira Moura

1 Graduada em Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

Andréa Bessa Teixeira

2 Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas, mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente do Curso de Farmácia e Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

1.
Brígida Ferreira Moura A, Bessa Teixeira A. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E ADESÃO DE ESTUDANTES À VACINA HPV EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO CEARÁ . Cadernos ESP [Internet]. 15º de outubro de 2019 [citado 28º de março de 2024];13(1):67-74. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/170