VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOB A ÓTICA CRIANÇA DE PERIFERIA

Autores

  • Luiza Luana de Araújo Lira Bezerra Acadêmica do 8º semestre de Graduação de Enfermagem da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Bolsista de Iniciação Científi ca pelo PIBIC/CNPq. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Saúde da Criança – NUPESC.
  • Jessica de Lima Aquino Nogueira Enfermeira Assistencialista do Hospital Geral de Fortaleza.
  • Diva de Lourdes Azevedo Fernandes Pediatra. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA e Ministério da Saúde.
  • Ana Lúcia e Silva Mamede Pedagoga. Especialista em Saúde Pública. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
  • Maria Teresa Moreno Valdês Psicóloga. Doutora em Psicologia. Professora adjunta do Mestrado em Educação em Saúde e do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
  • Mirna Albuquerque Frota Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Saúde da Criança – NUPESC.

Palavras-chave:

Violência Doméstica, Criança, Saúde da Criança

Resumo

Objetivou-se identificar a percepção da criança de periferia quanto à violência doméstica. Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com 08 crianças que cursavam o ensino infantil e fundamental, em uma unidade escolar pertencente à Rede Municipal de Ensino, situada na periferia de Fortaleza - Ceará, no período de setembro a outubro de 2008. A coleta de dados ocorreu mediante observação livre e entrevista semiestruturada, tendo como questão norteadora: Como é a relação dos seus pais? Adotou-se a análise de conteúdo como temática analítica. Após a análise dos dados, emergiram as categorias temáticas: Fico muito triste quando eles estão brigando e eles brigam, mas depois estão juntos. Percebe-se, diante dos resultados, que a violência doméstica observada pela criança no âmbito familiar tende a influenciar no equilíbrio do comportamento destas, como também na noção de relacionamento conjugal saudável. Conclui-se que a violência gerada no lar influencia o desenvolvimento saudável da criança e causa graves consequências emocionais, revelando a necessidade da conduta efetiva da sociedade no planejamento e implementação de programas de prevenção, visando à valorização dos direitos da criança e propondo a recuperação do diálogo na família, com harmonia e respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

1.
de Araújo Lira Bezerra LL, de Lima Aquino Nogueira J, Azevedo Fernandes D de L, Lúcia e Silva Mamede A, Moreno Valdês MT, Albuquerque Frota M. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOB A ÓTICA CRIANÇA DE PERIFERIA . Cadernos ESP [Internet]. 17º de setembro de 2019 [citado 26º de abril de 2024];4(1):09-13. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)