ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

ONLINE PSYCHOLOGICAL CARE IN THE CONTEXT OF COVID'S PANDEMIC 19

  • Diego Mendonça Viana Psicólogo. Mestre em Saúde Coletiva pela UFC/FIOCRUZ. Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Umirim
Palavras-chave: psicologia, atendimento online, COVID-19

Resumo

O trabalho objetivou discutir os diversos e complexos fatores que envolvem a prestação de serviços psicológicos e de saúde mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), também conhecidos como atendimentos online. Este tipo de serviço vem sendo regulamentado no campo da Psicologia desde meados da década de 1990 e no contexto da COVID-19 houve necessidade de novos aportes. A metodologia consistiu na análise qualitativa de caráter documental sobre legislações e documentos pertinentes ao tema. Os resultados evidenciam que houve aumento de demandas de saúde mental e da procura pelo atendimento online nos meses de maior isolamento social imposto pela pandemia. Há fatores notados, tais como aumento do estresse nas famílias, bem como aumento de distúrbios do sono. Concluiu-se que houve necessidade de adequações legislativas nesta modalidade de atendimento, bem como houve criação de plataformas e serviços para dar conta do crescimento da demanda percebida. Contudo, há de se observar as limitações e possibilidades deste tipo de atendimento. 

PALAVRAS-CHAVE: Psicologia; Atendimento Online; COVID-19.

 

ABSTRACT

The work aimed to discuss the diverse and complex factors that involve the provision of psychological and health services mediated by Information and Communication Technologies (ICTs), also known as online services. This type of service has been regulated in the field of Psychology since the mid-1990s and in the context of COVID 19 there was a need for new contributions. The methodology consisted of a qualitative analysis of a documentary character on legislation and documents relevant to the theme. The results show that there was an increase in mental health demands and the demand for online care in the months of greatest social isolation imposed by the pandemic. There are noted factors such as increased stress in families, as well as increased sleep disorders. It was concluded that there was a need for legislative adjustments in this type of service, as well as the creation of platforms and services to cope with the growth in perceived demand. However, it is necessary to observe the limitations and possibilities of this type of assistance.

KEYWORDS: Psychology; Online Service; COVID-19.

 

RESUMEN

El trabajo tuvo como objetivo discutir los factores diversos y complejos que implican la prestación de servicios psicológicos y de salud mediados por las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), también conocidas como servicios en línea. Este tipo de servicio ha sido regulado en el campo de la psicología desde mediados de la década de 1990 y en el contexto de COVID 19 hubo una necesidad de nuevas contribuciones. La metodología consistió en un análisis cualitativo de carácter documental sobre legislación y documentos relevantes al tema. Los resultados muestran que hubo un aumento en las demandas de salud mental y la demanda de atención en línea en los meses de mayor aislamiento social impuesto por la pandemia. Hay factores notables como el aumento del estrés en las familias, así como el aumento de los trastornos del sueño. Se concluyó que era necesario realizar ajustes legislativos en este tipo de servicio, así como la creación de plataformas y servicios para hacer frente al crecimiento de la demanda percibida. Sin embargo, es necesario observar las limitaciones y posibilidades de este tipo de asistencia.

PALABRAS CLAVE: Psicología; Servicio en línea; COVID-19.

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Publicado
2020-07-22