SUBJETIVIDADE E CONFLITOS NO TRÂNSITO URBANO

DESAFIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

  • Gislene Maia de Macêdo Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Chefe da Divisão de Educação para a Cidadania no Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza – AMC; Membro Titular da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran (2003/2004; 2004-2005).

Palavras-chave:

Acidentes de trânsito, Educação, Promoção da Saúde, Formulação de Políticas

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os desdobramentos do conflito subjetivo entre os direitos individuais e as necessidades coletivas no ambiente do trânsito. Entende que os acidentes de trânsito congregam em si, muito mais que fatores humanos imediatos, como falta de atenção, alcoolemia, velocidade. A concepção de humano aqui passa necessariamente pelos conflitos vividos pelos sujeitos e as escolhas que acabam por fazer diante das situações do cotidiano. A subjetividade ganha importância por reunir em si diferentes composições de valores que permeiam as decisões humanas associadas ao contexto sócio-histórico que, constitui o ambiente circundante e determina ideologicamente as formas de utilização do espaço público. Os acidentes de trânsito acabam por denunciar a necessidade de políticas públicas que democratizem o espaço e que concebam a educação para o trânsito de forma emancipatória e preparatória para o convívio social, que privilegie a mobilidade humana sustentável e não a motora, que transforme o trânsito num ambiente de vida e rompa com os paradigmas do mundo contemporâneo que acentua a cultura da velocidade. Aponta como saída o desenvolvimento de uma ética pública que concebe a pluralidade como elemento constitutivo da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

1.
Maia de Macêdo G. SUBJETIVIDADE E CONFLITOS NO TRÂNSITO URBANO: DESAFIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE. Cadernos ESP [Internet]. 16º de setembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];2(1):20-8. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/15