GRUPO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DO LINFEDEMA SECUNDÁRIO AO CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Talita Santos de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0625-5309
  • Márcia Regina de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8371-3708

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v18i1.1612

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estágio, Câncer de Mama, Linfedema

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo, que tem como objetivo descrever a experiência vivenciada no desenvolvimento de um grupo educativo para redução do risco de desenvolvimento do linfedema em mulheres em tratamento do câncer de mama. O grupo educativo aconteceu por meio de um estágio curricular em Terapia Ocupacional num Projeto de Extensão em Telessaúde. Apesar dos desafios impostos pela pandemia do COVID-19, foi possível desenvolver um trabalho que evidencia a contribuição de grupos educativos na emancipação e autonomia dos sujeitos em relação a sua saúde e salienta a importância da Terapia Ocupacional na educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Santos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ - Brasil.

Terapeuta Ocupacional

Márcia Regina de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ - Brasil.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Especialização em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é docente do Curso de Terapeuta Ocupacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional hospitalar, educação em saúde, saúde da mulher e gerontologia. 

Referências

Morrell RM, et al. Breast cancer–related lymphedema. Mayo Clin Proc [online]. 2005 [citado 18-01-2023];80(11):1480-84. DOI: https://doi.org/10.4065/80.11.1480. DOI: https://doi.org/10.4065/80.11.1480

Ahmed RL, Prizment A, Lazovich D, Schmitz KH, Folsom AR. Lymphedema and quality of life in breast cancer survivors: the Iowa Women‘s Health Study. J Clin Oncol [online]. 2008 [citado 17-01-2023];26(35):5689-96. DOI: https://doi.org/10.1200/JCO.2008.16.4731. DOI: https://doi.org/10.1200/JCO.2008.16.4731

Oliveira LCM, Estevão A, Biagi AC, Cunha MCB. Cuidados com o membro ipsilateral de pacientes submetidas à abordagem axilar por tratamento do câncer de mama para prevenção do linfedema: revisão de literatura. Revista Inspirar [online]. 2020 [citado 18-01-2023];20(1):1-25. Disponível em: https://inspirar.com.br/revista/cuidados-com-o-membro-ipsilateral-de-pacientes-submetidas-a-abordagem-axilar-por-tratamento-do-cancer-de-mama-para-prevencao-do-linfedema-revisao-de-literatura/.

Fava SMCL, Nunes ZB, Gonçalves MFC, Nogueira MS. Educação em saúde e adesão ao tratamento na perspectiva histórico cultural. Sau. & Transf. Soc [online]. 2011 [citado 29-01-2023];2(1):81-87. Disponível em: https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1065.

Maia JDS, Melo RHV, Rodrigues MP, Junior AM. A educação em saúde para usuários hipertensos: percepções de profissionais da estratégia saúde da família. Revista Ciência Plural [online]. 2018 [citado 29-01-2023];4(1):81-97. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13634. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n1ID13634

Bernardino WC, Filho EV. Ensino remoto nos cursos de enfermagem durante pandemia do covid-19. Cadernos ESP [online]. 2022 [citado 29-01-2023];16(3):52-61. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.836. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.836

Souza IPMA, Jacobina RR. Educação em saúde e suas versões na história brasileira. Revista Bahiana de Saúde Pública [online]. 2009 [citado 20-02-2023];33:618-627. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2009/v33n4/a010.pdf. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2009.v33.n4.a293

Assis MR, Maraglia PH, Brandão MAG, Peixoto MAP. Metacognição como tecnologia educacional na aprendizagem do autocuidado: o caso da prevenção do linfedema pós-cirúrgico de câncer de mama. Esc. Anna Nery. 2018 [citado 29-01-2023];22(3):1-7. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0440. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0440

Machado AF. El abordaje del linfedema asociado a mastectomía desde la terapia ocupacional. Revista Asturiana de Terapia Ocupacional [online]. 2014 [citado 29-01-2023];(11):15-23. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4680906.

Publicado

23-07-2024

Como Citar

1.
de Souza TS, de Assis MR. GRUPO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DO LINFEDEMA SECUNDÁRIO AO CÂNCER DE MAMA. Cadernos ESP [Internet]. 23º de julho de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];18(1):e1612. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/1612

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2023-04-14
Accepted 2024-01-25
Published 2024-07-23