ISOLADOS E ASSISTIDOS: TELESSAÚDE POR UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
ISOLATED AND ASSISTED: TELEHEALTH BY A MULTIPROFESSIONAL TEAM
Palavras-chave:
Telessaúde, Atenção Primária à Saúde, Equipe multiprofissional, COVID-19Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência de teleatendimento multiprofissional realizado no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município de Caucaia-CE. Trata-se de um relato de experiência ocorrido em 2020 com a população adscrita à unidade, por meio de tecnologias da informação. O isolamento social como medida de combate ao novo vírus impõe novas formas de cuidado à população. Os teleatendimentos foram realizados pelos residentes da Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, a partir da identificação de casos urgentes pela Equipe de Saúde da Família. Manteve-se registro em planilha on-line Sheets, do Google Drive, para constante atualização e acompanhamento. Na vivência foram realizados acolhimento e orientações para as diversas demandas dos usuários. Destaca-se como potencialidade a ampliação dos cuidados multiprofissionais para pacientes que, em virtude da pandemia, não podem frequentar a UAPS. Concluímos, a partir das ações realizadas, que a realidade imposta pelo novo vírus trouxe desafios à prática profissional. Contudo, houve fortalecimento da troca de saberes entre os profissionais e estímulo a ações de promoção à saúde que garantissem o bem-estar do usuário.
PALAVRAS-CHAVE: Telessaúde; Equipe multiprofissional; Atenção Primária à Saúde.
ABSTRACT
The objective of this work is to describe a multiprofessional call center experience carried out within the scope of Primary Health Care in the municipality of Caucaia-CE. This is an experience report that occurred in 2020 with the population assigned to the unit, through information technologies. Social isolation as a measure to combat the new virus imposes new forms of care for the population. The telephone calls were made by residents of Nursing, Physiotherapy, Nutrition, Psychology based on the identification of urgent cases by the Family Health Team. Record kept in Sheets online spreadsheet, from Google Drive for constant updating and monitoring. In the experience, welcoming and guidance for the different demands of users were carried out. The potential to expand multiprofessional care for patients who, due to the pandemic, cannot attend UAPS, stands out as a potential. We concluded from the actions taken that the reality imposed by the new virus posed challenges to professional practice. However, there was a strengthening of the exchange of knowledge among professionals and encouragement of health promotion actions that guaranteed the user's well-being.
KEYWORDS: Telehealth; Multiprofessional team; Primary Health Care.
RESUMEN
El objetivo de este trabajo es describir una experiencia de centro de llamadas multiprofesional realizada dentro del ámbito de la Atención Primaria de Salud en el municipio de Caucaia-CE. Este es un informe de experiencia que ocurrió en 2020 con la población asignada a la unidad, a través de tecnologías de la información. El aislamiento social como medida para combatir el nuevo virus impone nuevas formas de atención a la población. Las llamadas telefónicas fueron realizadas por residentes de Enfermería, Fisioterapia, Nutrición, Psicología con base en la identificación de casos urgentes por parte del Equipo de Salud Familiar. Se mantiene el registro de la hoja de cálculo en línea de Google Drive para una actualización y monitoreo constantes. En la experiencia, se llevaron a cabo la bienvenida y la orientación para las diferentes demandas de los usuarios. La expansión de la atención multiprofesional para pacientes que, debido a la pandemia, no pueden asistir a UAPS se destaca como un potencial. De las acciones tomadas, concluimos que la realidad impuesta por el nuevo virus plantea desafíos para la práctica profesional. Sin embargo, se fortaleció el intercambio de conocimientos entre profesionales y se alentaron las acciones de promoción de la salud que garantizaban el bienestar del usuario.
PALABRAS CLAVE: Telessalud; Equipo Multiprofesional; Primeros Auxilios.
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Accepted 2020-07-03
Published 2020-07-22