RELATO DE ALUNOS DE ODONTOLOGIA NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

REPORT OF DENTISTRY STUDENTS FACING COVID-19

  • Maria Helaynne Diniz Faria Acadêmica de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil.
  • Francisca Janiele Pinheiro Pereira Acadêmica de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil.
  • Matheus Lopes da Silva Acadêmico de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil.
  • Daniela Mendes da Veiga Pessoa Docente Adjunto IV do Departamento de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil.
  • Samara Carollyne Mafra Soares Docente Adjunto IV do Departamento de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil.
Palavras-chave: COVID-19, Educação em Saúde, Pandemia, Odontologia Preventiva

Resumo

Este é um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca das atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo projeto extensionista “Vivenciando Educação em Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF)”, do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante a pandemia do novo coronavírus. Tem como objetivo expor a experiência relacionada à produção de materiais educativos em saúde no enfrentamento à COVID-19 pelos discentes e docentes vinculados àquela extensão. Foram produzidos banners, cartazes, imagens e vídeos de curta metragem, os quais foram divulgados nas mídias sociais Instagram, YouTube e WhatsApp. As atividades tiveram repercussões positivas, como o aumento do número de seguidores no Instagram em três vezes mais que a quantidade existente antes da pandemia; aprofundamento das bases teórico-científicas sobre a COVID-19 e interação pesquisa-extensão-comunidade em tempos de isolamento social e suspensão das atividades de ensino. A impossibilidade de realização das atividades educativas presenciais e a utilização das ferramentas virtuais reinventaram as habilidades de comunicação em saúde, favoreceram a articulação entre discentes, docentes e a população e proporcionaram a disseminação de conteúdo educativo em saúde embasado na atual evidência científica e em informações de órgãos oficiais para o enfrentamento à COVID-19.

PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; Educação em Saúde; Odontologia Preventiva; Pandemia.

 

ABSTRACT

This is a descriptive study of the type of experience report about health education activities developed by the extension project “Living Oral Health Education in the Family Health Strategy (FHS)”, from the Dentistry undergraduate course at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), during the new coronavirus pandemic. It aims to expose the experience related to the development of health educational instruments in the fight against COVID-19, by students and teachers of that extension. The education instruments were banners, posters and images, in addition to short videos, which were disseminated on social media such as Instagram, YouTube and Whats App. The activities resulted in an increase in the number of followers on Instagram three times more than the amount existing before the pandemic, deepening research on scientific bases on COVID-19 and, research-extension-community interaction during quarantine and the stoppage of classes. The impossibility of conducting face-to-face educational activities certainly reinvented health communication skills made it possible the articulation between students, teachers and the population, and provided dissemination health educational content based on the most current scientific evidence and information from official agencies to confront COVID-19.

KEYWORDS: COVID-19; Health Education; Preventive Dentistry; Pandemic.

 

RESUMEN

Este es un estudio descriptivo, tipo informe de experiencia sobre las actividades educacionales en salud desarrolladas por el proyecto de extensión "Experiencias Educacionales en salud oral en la Estrategia de Salud Familiar", del curso de Odontología de la Universidad Estatal de Río Grande del Norte, durante la pandemia del nuevo coronavirus. Su objetivo es exponer la experiencia con la producción de materiales educativos en la lucha contra la COVID-19, por los estudiantes y docentes. Se produjeron pancartas, carteles, imágenes y videos de cortometrajes, publicados en las redes sociales Instagram, YouTube y Whats App. Las actividades tuvieron repercusiones positivas, como un aumento en el número de seguidores en Instagram tres veces más que el número antes de la pandemia; profundizó las bases teórico-científicas sobre la COVID-19 y la interacción investigación-extensión-comunidad en los tiempos del aislamiento social y de la suspensión de las clases. La imposibilidad de realizar las actividades educativas en el sitio y el uso de las herramientas virtuales reinventaron las habilidades de la comunicación en salud, favorecieron la articulación entre la academia y la población y proporcionaron la difusión del contenido educativo basado en la evidencia científica y en la información de organismos oficiales para enfrentar la COVID-19.

PALABRAS CLAVE: COVID-19; Educación en Salud; Odontología Preventiva; Pandemia

Referências

Ge ZY, Yang LM, Xia JJ, Fu XH, Zhang YZ. Possible aerosol transmission of COVID-19 and special precautions in dentistry. J. Zhejiang Univ.-Sci. B. 2020;16:1–8.

World Health Organization. WHO Director-General's statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov)>.

Kupferschmidt K, Cohen J. Can China's COVID-19 strategy work elsewhere? Science. 2020; 367(6482):1061-2.

Aquino E, Silveira IH, Pescarini J, Aquino R, Souza-Filho JA. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Cien Saude Colet [online]. 2020. Disponível em:< http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/medidas-de distanciamentosocial-no-controle-da-pandemia-de-covid19-potenciais-impactos-e-desafios-no brasil/17550>.

World Health Organization, WHO. Coronavirus disease 2019. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>.

Silva MRF, Mascarenhas ALLD, Dutra MCFSG, Silva CAF, Dias NS. Relatar ações extensionistas de discentes de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) relacionadas à produção de materiais educativos utilizados na prevenção e combate da Covid-19. Braz. J Hea Rev. 2020;3(2):3622-3646.

Fundação da Universidade do Rio Grande do Norte. Portaria Nº 346/2020-GP/FUERN. Mossoró/RN.2020;15 mar. Disponível em:< https://portal.uern.br/blog/uern-suspende-aulas-presenciais-e-orienta-uso-de-sistemas-online-para-encerramento-do-semestre/>.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Memorando Circular Nº 05/2020 – PROEX/UERN. Mossoró, RN; 2020.

Gabarron E, Bradway M, Fernandez-Luque L, Chomutare T, Hansen AH, Wynn R, et al. Social Media for health promotion in diabetes: study protocol for a participatory public health intervention design. BMC Health Services Research. 2018;18:(414).

Zhao Y, Cheng S, Yu X, Xu H. Chinese Public's Attention to the COVID-19 Epidemic on Social Media: Observational Descriptive Study. J Med Internet Res. 2020;22(5).

Publicado
2020-07-22