PUBLICAÇÃO E AUTORIA

A revista Cadernos ESP é uma fonte democrática de acesso à informação cultural e instrumento estratégico de capilarização do conhecimento entre o mundo científico e a sociedade. A revista vem divulgando uma produção científica crítica e reflexiva no campo da Saúde Pública/Coletiva, com interface entre saúde, educação, tecnologias e inovação. 

Os textos são de responsabilidade dos autores, não correspondendo necessariamente aos editores ou ao Conselho Editorial da revista. O periódico é estruturado da seguinte forma: Comissão de Publicação - Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Coordenador da Gerência de Pesquisa em Saúde [(Gepes/CE) Editor Chefe], Editor Científico, Editores Executivos, Editor de Seção; Conselho Editorial - Nacional e Internacional; e Produção Editorial - Suporte Editorial, Revisor de Texto, Revisor de Layout e Diagramação, Apoio Comunicação e Mídias Sociais, Artes das Capas, e Administrador da Plataforma OJS.

Todos os manuscritos publicados no Cadernos ESP - Revista Cientí­fica da Escola de Saúde Pública do Ceará são e devem ser originais, inéditos, terem sido submetidos ao software antiplágio e ter passado pelo processo de avaliação editorial do periódico, estando assim de acordo com as normas editoriais vigentes do periódico. Não serão publicados manuscritos já incluídos em outros periódicos, caso os autores que já possuem publicações com o periódico desejem incluir o manuscrito em outra produção (revista, livro ou compilações), isso deve ser comunicado a Gestão Editorial e só poderá ser consumado após autorização do Editor Chefe.

Vale ressaltar que os direitos dos manuscritos publicados são tanto do autor quanto do periódico, havendo assim uma gestão conjunta do conteúdo, logrado em um contrato de dupla assinatura para colaboração e expansão da ciência, educação e inovação.

A Cadernos ESP recebe manuscritos durante o ano todo, sem custo para o autor desde sua submissão até publicação na plataforma do periódico, 

 

RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

Os autores devem submeter seu manuscrito a plataforma, atentando para o material obrigatório solicitado pelo periódico para funcionamento do fluxo (manuscrito com e sem identificação, carta de cessão de direitos autorais e, caso se aplique, parecer do comitê de ética). Na plataforma ele terá acesso a todo o fluxo editorial no qual compete a participação do Autor(es), podendo sanar suas dúvidas com os editores responsáveis, quanto a rejeição, aceitação e publicação de seu manuscrito. 

Ao realizar a submissão os autores já devem ter em mente que seu manuscrito obrigatoriamente passará pelo software anti-plágio e pela avaliação de, no mínimo, dois avaliadores externos ao periódico. 

O autor correspondente, aquele que assume a responsabilidade de realizar a comunicação com o periódico durante a submissão do artigo, a revisão por pares e o processo de publicação, deve assegurar que todos os autores revisaram a versão final do manuscrito e concordaram com sua submissão à Cadernos ESP.

O(s) autor(es) é(são) integralmente responsável pela veracidade dos dados, pelo conteúdo do manuscrito que foi submetido e, caso aprovado, será publicado junto a Cadernos ESP.