Sobre a Politica Editorial

A revista Cadernos ESP é uma fonte democrática de acesso à informação acadêmica e instrumento estratégico de capilarização do conhecimento entre o mundo científico e a sociedade. Adotando uma Política Social que presa a equidade em todas as suas instâncias, não discriminando raça, cor, credo, identidade de gênero ou orientação sexual. A revista vem divulgando uma produção científica crítica e reflexiva no campo da Saúde Pública/Coletiva, com interface entre saúde, educação, tecnologias e inovação.  

Os textos são de responsabilidade dos autores, não correspondendo necessariamente aos editores ou ao Conselho Editorial da revista. O periódico é estruturado da seguinte forma: Comissão de Publicação - Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Coordenador da Gerência de Pesquisa em Saúde [(Gepes/CE) Editor Chefe], Editor Científico, Editores Executivos; Conselho Editorial; e Produção Editorial - Suporte Editorial, Revisor de Layout e Diagramação, Apoio Comunicação e Mídias Sociais. 

PADRÕES ÉTICOS PARA PUBLICAÇÃO 

Cadernos ESP considera condição sine qua non para publicação que os manuscritos submetidos tenham cumprido as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos e a pesquisa com seres humanos ou com animais. 

Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012 (link: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf), o(s) autor(es) brasileiros deve(m) mencionar no manuscrito a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando a pesquisa tiver sido executada em outro país. 

Na pesquisa experimental envolvendo animais deve ser respeitada a Lei nº 11.794/2008, que regulamenta o inciso VII do §1º do Art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., EUA) de 1996, observando ainda os  Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, de 1991 (disponível em: https://www.sbcal.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=87). 

Essas informações devem constar no método de acordo com a recomendação do ARRIVE (link: https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guideline) 

Por isso, promovemos o máximo rigor durante o processo de avaliação e publicação, seguindo os fundamentos do comportamento ético exemplar de todas as partes envolvidas no processo de publicação: autor, editor da revista, revisor e editor.  

Na Cadernos ESP todos os artigos apresentados são avaliados e publicados com base em seus méritos e contribuição científica visando garantir que as melhores práticas sejam seguidas em todas as etapas do fluxo editorial.  

A Cadernos ESP revisa os manuscritos para detectar plágio usando a ferramenta Copyspider: Plagiarism Detection Software. Além disso, cada artigo submetido à Revista para publicação deve atender aos seguintes requisitos: 

  • Consentimento: Deve ser expresso por todos os autores no ato da submissão do manuscrito;  
  • Contribuição dos autores: Deve ser indicada a contribuição individual de cada autor no corpo do manuscrito; 
  • Originalidade do trabalho: O manuscrito não poderá ter sido submetido para avaliação simultânea a outro periódico, nem em parte, nem em todo do seu conteúdo; 
  • Consentimento para reproduzir um trabalho: Em caso de o manuscrito ter em seu conteúdo material de autoria de terceiros, este deverá ser expressamente consentido em sua reprodução tanto por meio eletrônico, quanto impresso;  
  • Pesquisas anteriores: Em caso do manuscrito conter análise de propostas anteriormente publicadas, este deve estar citado expressamente, bem como suas informações serem incluídas; 
  • Arquivo da revista: O manuscrito submetido será resguardado nos arquivos da Revista Cadernos ESP e passará por todo fluxo editorial sempre observando os critérios da política editorial;  
  • Comitê de Revisão: Os membros do Comitê de Revisão não possuem vínculos de natureza laboral, acadêmica ou pessoal com os autores. 

CONFLITOS DE INTERESSE

Os conflitos de interesse devem ser divulgados, quer sejam por editores, autores ou revisores, uma vez observando, que os mesmos possam afetar sua capacidade de submeter ou revisar um manuscrito.  

Por conflitos de interesses, podemos entender:  

  • Interesses financeiros; 
  • Interesses pessoais; 
  • Interesses políticos; 
  • Interesses religiosos;  
  • entre outros, que impactem na observância ética do manuscrito.  

Devem ser descritos quaisquer financiamentos relevantes, com inclusão autores da descrição do financiamento relevante, incluindo as finalidades do financiamento, bem como as respectivas patentes, ações e ações de sua propriedade. 

DECLARAÇÃO DE AUTORIA

Por meio do contrato de licença exclusiva, os autores/as têm seus direitos de autor/a preservados, portanto concedem à Revista Cadernos ESP apenas o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CC BY Creativec Commons, que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista.  

Os/as autores/as devem, junto ao envio do Manuscrito, enviar também, assinadas por todos/as os/as autores/as e em formato Portable Document Format (PDF): 

Os/as autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Cadernos ESP (exemplos: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista. 

Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (exemplos: repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto depois do processo editorial. 

Preservando a privacidade de dados, a Revista Cadernos ESP usará os nomes e endereços informados pelos/as autores/as exclusivamente para serviços prestados para publicação dos manuscritos submetidos e aceitos por este Periódico, deste modo, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.