Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária
Keywords:
Atenção Primária à Saúde, Profissionais de Saúde, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação PermanenteAbstract
Esta pesquisa visa analisar a relação entre profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde e o processo de Educação Permanente no âmbito dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem-AVAs. Trata-se de pesquisa bibliográfica descritiva, realizada na base de dados Scielo, com utilização das palavras-chave: Atenção Primária; Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Educação Permanente, após análise dos conteúdos relacionados a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com base em artigos, revistas, livros, dissertações, dentre outras publicações.Como resultado temos que a Educação Permanente em saúde viabiliza e contribui para a formação dos profissionais de saúde, possibilitando elevar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde, e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são os eixos analisados nesta pesquisa, que proporcionam o desencadeamento deste
processo. Verificou-se que a Educação Permanente favorece o desenvolvimento individual e institucional, entre serviços e gestão setorial. Em contrapartida foram encontrados vários desafios que precisam ser sanados para que o programa de Educação Permanente a distância tenha qualidade e efetividade. Recomendam-se novos estudos que envolvam o tema proposto, elaboração de projetos que possam articular o processo nas instituições de saúde pública, bem como aporte financeiro governamental para investimentos em infraestrutura para a qualificação de docentes, e demais ações cabíveis que proporcionem aprimoramento da formação dos profissionais na modalidade a distância, e em consequência a melhoria na qualidade da assistência prestada aos usuários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2020 Cadernos ESP
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.