ESCALA DE DEPRESSÃO GERIÁTRICA COM QUATRO ITENS

UM INSTRUMENTO VÁLIDO PARA RASTREAR DEPRESSÃO EM IDOSOS EM NÍVEL PRIMÁRIO DE SAÚDE

Autores/as

  • Milena Sampaio Castelo Médica Psiquiatra. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • João Macêdo Coelho Filho Professor Adjunto Doutor e Chefe do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídia da UFC.
  • José Ibiapina Siqueira Neto Professor Adjunto Doutor da Faculdade de Medicina da UFC.
  • Jamile Coelho Soares Noleto Estudante da Faculdade de Medicina da UFC.
  • José Wellington de Oliveira Lima Epidemiologista, Professor Doutor do Mestrado em Saúde Pública da UFC.

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Depressão, Diagnóstico, Cuidados Primários de Saúde, Avaliação Geriátrica

Resumen

Avaliar a validade da Escala Geriátrica de Depressâo (Geriatric Depression Scale (GDS), na versão simplificada de 4 itens (GDS-4) para rastreamento de depressão entre idosos atendidos em unidades primárias de saúde da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Estudo transversal. Todos pacientes incluídos após serem entrevistados e responderem os itens da GDS, foram submetidos a uma Entrevista Clínica Estruturada para Transtornos do Eixo I do DSM-IV (SCID-I), definido como padrãoouro para o diagnóstico de depressão maior. Duzentos e vinte pacientes com idade de 60 anos ou mais atendidos consecutivamente em unidades primárias de saúde da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Idosos considerados incapazes de responder os itens da GDS-4 foram excluídos. Os desfechos foram: Sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo,valor preditivo negativo, razão de verossimilhança e acurácia da GOS-4. A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo da GOS-4 foram, respectivamente, 84,2% (68,1-93,4 - 95% IC), 74,7% (67,7-80,7 - 95% IC), 41 %, (30,2-52,7% - 95% IC) e 95,8% (90,6-98,3 95% IC). A acurácia e razão de verossimilhança foram, respectivamente, 3,9 e 76,3%. GOS é um instrumento válido de apoio ao rastreamento de depressão entre idosos atendidos  em unidades primárias de saúde. A versão simplificada de 4 itens é particularmente adequada e prática para uso de rotina em nível primário de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-16

Cómo citar

1.
Sampaio Castelo M, Macêdo Coelho Filho J, Ibiapina Siqueira Neto J, Coelho Soares Noleto J, de Oliveira Lima JW. ESCALA DE DEPRESSÃO GERIÁTRICA COM QUATRO ITENS: UM INSTRUMENTO VÁLIDO PARA RASTREAR DEPRESSÃO EM IDOSOS EM NÍVEL PRIMÁRIO DE SAÚDE. Cadernos ESP [Internet]. 16 de septiembre de 2019 [citado 3 de julio de 2024];2(1):46-50. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/12