A não adesão ao tratamento no transplante renal:

para uma aliança terapêutica entre profissional de saúde e paciente

Autores/as

  • Vanda Marcia Silva Ferreira
  • Andrea Caprara

Palabras clave:

Adesão, Transplante Renal, Doença Crônica, Saúde Coletiva

Resumen

Buscar compreender a não adesão ao tratamento do transplante renal a partirdo contexto biopsicossocial dos pacientes e analisar as percepções dosprofissionais sobre esse fenômeno e sobre sua relação com esses sujeitos.Estudo qualitativo, baseado na abordagem hermenêutica fenomenológica dePaul Ricoeur, realizado de junho a outubro de 2015. Participaram dezesseis (16)pacientes adultos transplantados renais e dezesseis (16) profissionais de saúde.Os resultados demonstram que os pacientes buscam uma ?normalização? de suacondição crônica, sendo os limites do cuidado e da adesão ao tratamento tênuese complexos. Os profissionais de saúde reconhecem os benefícios dotransplante para o paciente e a importância de um trabalho terapêuticomultidisciplinar, porém, não se mostram habilitados para lidar com asubjetividade intrínseca no episódio da não adesão. Concluímos que osaspectos biopsicossociais do paciente são imprescindíveis para se alcançar apluralidade e diversidade do fenômeno da não adesão e instrumentalizar opaciente para assumir com maior segurança e responsabilidade a sua decisão etratamento do transplante renal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanda Marcia Silva Ferreira

1 Psicóloga. Mestre em Saúde Coletiva, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza (CE).

Andrea Caprara

2 Médico cirurgião pela Faculdade de Medicina Universidade de Modena, Itália, e Doutor em Antropologia pela Universidade de Montreal. Professor Adjunto no Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2019-10-04

Cómo citar

1.
Marcia Silva Ferreira V, Caprara A. A não adesão ao tratamento no transplante renal:: para uma aliança terapêutica entre profissional de saúde e paciente. Cadernos ESP [Internet]. 4 de octubre de 2019 [citado 22 de noviembre de 2024];12(1):09-27. Disponible en: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/124

Artículos más leídos del mismo autor/a