IMPLANTAÇÃO DO ACESSO AVANÇADO POR EQUIPE DE SAÚDE DE FORTALEZA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alana Edla Pereira Cajazeiras
  • Cristiano José da Silva
  • Morgana Pordeus do Nascimento Forte

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Planejamento em Saúde Comunitária, Medicina de Família e Comunidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de residente de Medicina de Família e Comunidade no processo de implantação do acesso avançado na equipe amarela da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Lineu Jucá, em Fortaleza. O trabalho é descritivo e baseado em observação empírica no período de novembro de 2017 a março de 2018 de residência médica na UAPS Lineu Jucá. A mudança no tipo de agendamento e atendimento na equipe provocou melhor adesão dos pacientes aos tratamentos, menores taxas de absenteísmo e melhor acesso à comunidade que apresenta alta vulnerabilidade social. Após a experiência da implantação no acesso avançado, percebeu-se que a gestão da agenda centralizada diretamente nos integrantes da equipe de saúde da família acarreta na redução da espera por atendimento e aumenta a adesão dos usuários às consultas, influenciando diretamente na saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Edla Pereira Cajazeiras

1Bacharel em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública – ESP-CE. Docente da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Cristiano José da Silva

2Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA Sobral). Mestrado em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Enfermeiro do Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

Morgana Pordeus do Nascimento Forte

3 Bacharel em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

1.
Edla Pereira Cajazeiras A, José da Silva C, Pordeus do Nascimento Forte M. IMPLANTAÇÃO DO ACESSO AVANÇADO POR EQUIPE DE SAÚDE DE FORTALEZA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cadernos ESP [Internet]. 15º de outubro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];13(1):105-12. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/174

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica