Educação em Saúde Bucal para Trabalhadores

Ferramenta de Sustentabilidade para Empresas

Autores

  • Cosmo Helder Ferreira da Silva Bacharelado em Odontologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) e Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (2014), helderferreira. odonto@gmail.com.
  • Paula Ventura da Silveira Cirurgiã-dentista. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, Brasil (2010), pajo_rj@yahoo.com.br.
  • Carlos Santos de Castro Filho Cirurgião-dentista. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, Brasil (2009), carlosabotce@yahoo.com.br.

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Saúde do Trabalhador

Resumo

A educação em saúde, necessariamentedeverá ser pensada como capaz dedesenvolver nas pessoas a noção críticados fatores reais de seus problemas e,ao mesmo tempo, criar prontidão paraatuar no sentido da mudança. Este estudoobjetivou descrever a utilização da açãode educação em saúde, como promoçãode saúde bucal em trabalhadores deuma fábrica calçadista. Como resultadosna avaliação inicial, antes da palestraeducativa, tivemos que cerca de 56%dos participantes procuravam assistênciaodontológica de 6 em 6 meses. Para43,59% dos trabalhadores a hora maisimportante de escovar os dentes era apósas refeições. Contudo ao final da atividadeeducativa para 87,18% o horário maisimportante foi antes de dormir. Sobre suahigiene bucal antes da atividade educativa,(72%) dos pesquisados consideraram asua saúde bucal boa, e depois da palestrasomente (67%) consideraram ter a saúdebucal boa. Concluiu-se que a utilizaçãoda educação em saúde no ambiente detrabalho promove mudanças de hábitosde higiene bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
Helder Ferreira da Silva C, Ventura da Silveira P, Santos de Castro Filho C. Educação em Saúde Bucal para Trabalhadores: Ferramenta de Sustentabilidade para Empresas. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];7(1):27-3. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/67