Importância da Psicologia na promoção da saúde:

relato de experiência de um grupo de pessoas idosas no sertão cearense

Autores

  • Alexandra Silva Cavalcante Feitosa
  • Antônio Éder Enzo Albuquerque Teixeira

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Psicologia, Idoso

Resumo

Relatar a relevância da psicologia na promoção da saúde de pessoas idosas do sertão cearense. Trabalho de enfoque qualitativo, de abordagem psicológicacom um grupo de oito idosas em Quixeramobim. Foram cinco encontrossemanais, com duração de uma hora e meia cada, realizados de fevereiro amarço de 2017. A estratégia de promoção da saúde com este grupo teve comoenfoque autorreflexões e discussões sobre o envelhecimento, tendo a psicologiaum papel significante para a construção da (re)significação desse período paratais sujeitos, visando a melhoria na qualidade de vida dos mesmos. A partirdessa experiência, verificou-se, portanto, que a psicologia configura-se comouma importante ferramenta para a promoção da saúde do idoso, pois ajuda afomentar espaços de escuta, fortalecimento de vínculos, protagonismo social ea qualidade de vida dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Silva Cavalcante Feitosa

1 Psicóloga. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Quixadá – Ceará.

Antônio Éder Enzo Albuquerque Teixeira

2 Fisioterapeuta Intensivista, servidor municipal do Instituto Dr. José Frota (IJF). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Terapia Intensiva e em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória. Fortaleza – Ceará.

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

1.
Silva Cavalcante Feitosa A, Éder Enzo Albuquerque Teixeira A. Importância da Psicologia na promoção da saúde:: relato de experiência de um grupo de pessoas idosas no sertão cearense. Cadernos ESP [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 25º de abril de 2024];12(1):105-1. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/134

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica